Sexta-feira, 4 mar 2011 - 11h14

Foguete falha e satélite de US$ 420 milhões não entra em órbita

O foguete Taurus XL, que levaria ao espaço o satélite de sensoriamento meteorológico Glory sofreu uma pane 3 minutos após o lançamento e de acordo com os dados telemétricos não conseguiu atingir a órbita programada. Com a falha, a Nasa entrou em "estado de contingência" e tomou medidas de segurança para impedir que o artefato caísse sobre áreas populosas.

De acordo com a agência espacial americana, um dos ignitores que deveria separar a proteção do satélite no nariz do foguete não funcionou. Com excesso de peso, o Taurus XL não conseguiu atingir velocidade suficiente para alcançar a órbita programada a 705 km de altitude.

O lançamento ocorreu às 07h10 pelo horário de Brasília e foi feito a partir da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia e o objetivo seria colocar em órbita o satélite Glory, avaliado em 420 milhões de dólares. A missão já tinha sofrido um adiamento em 23 de fevereiro, depois que uma falha nos computadores de bordo foi detectada um dia antes do lançamento.

Essa é a segunda falha de um lançamento de um foguete Taurus XL em dois anos. Em 2009, um foguete semelhante sofreu o mesmo tipo de falha e não conseguiu colocar em órbita polar o satélite de sensoriamente remoto OCO (Orbiting Carbon Observatory). O satélite não conseguiu atingir a órbita a 705 km de altitude e caiu no oceano Pacífico, na região da Antártida.

Ainda não se sabe o destino do Glory. Como a trajetória do foguete deveria colocar o satélite em órbita polar, é bem possível que o mesmo tenha seguido o mesmo caminho, mas não se pode descartar a possibilidade de ter sido explodido ainda sobre o espaço aéreo da Califórnia ou Pacífico oriental.


Fotos: No topo, lançamento do foguete Taurus XL, em 3 de março de 2011. No vídeo, o lançamento registrado pela Nasa-TV. Créditos: Nasa-TV/Youtube/Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron