Segunda-feira, 26 dez 2011 - 06h38
Foguete reentra na atmosfera e produz bola de fogo sobre a Europa
Uma gigantesca bola de fogo assustou muita gente em diversas cidades da Europa na véspera de Natal. Muitos acharam que o bólido era um grande cometa ou meteoro prestes a se chocar contra a Terra, mas na verdade era mais um pedaço de lixo espacial reentrando na atmosfera.
A bola de fogo surgiu nos céus da Europa por volta das 16h26 UTC (14h26 pelo horário de Brasília), depois que o estágio superior de um foguete do tipo Soyuz atingiu a altura orbital crítica e se rompeu na alta atmosfera. O evento foi rápido, mas pode ser visto por milhares de pessoas na Alemanha, Holanda, França, Luxemburgo, Suíça, Bélgica, Itália, Dinamarca e República Tcheca. O foguete foi lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 21 de dezembro de 2011. A bordo da nave estavam o cosmonauta russo Oleg Kononenko e os astronautas Don Pettit, da Nasa e Andre Kuipers, da Agência Espacial Europeia. O objetivo do voo era levá-los à estação espacial Internacional, ISS.
Após entrar em órbita e colocar o módulo com os tripulantes a caminho da ISS, o estágio superior - oficialmente chamado Soyuz R/B 38037/2011-078B - ainda permaneceu em órbita por alguns dias. Por estar em baixa altitude, a nave sofre a influência do forte arrasto na atmosfera superior e lentamente perde altitude a cada revolução. Essa é dinâmica é normal e esperada para esse tipo de voo e em pouco tempo a nave atinge uma altitude crítica e se incendeia na alta atmosfera. Normalmente, a reentrada dos foguetes Soyuz com destino à ISS se dá sobre áreas pouco populosas, mas algumas vezes pode ocorrer acima de porções continentais, permitindo que milhares de pessoas acompanhem a queima do foguete. Apesar de ter sido um fato inesperado para os habitantes europeus, a queda do foguete já estava bem calculada e prevista pelo aplicativo Satview-Apolo11, que alguns dias antes já informava o dia e hora da reentrada com menos de 100 minutos de margem de erro, além de ter ficado em destaque na capa do Apolo11.com.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"É preciso reconhecer que entre os intelectuais, às vezes a gente encontra, a título excepcional, pessoas inteligentes" - Mikhail Bulgakov -