Quinta-feira, 23 jun 2005 - 06h43

Foguete russo falha e vela solar Cosmos 1 não atinge órbita

A agência espacial russa Roskosmos e a Frota Russa do Norte confirmaram nesta manhã o fracasso do lançamento da nave espacial impulsionada a vela solar Cosmos 1.

"Devido à parada espontânea do motor da primeira etapa do míssil de lançamento Volna aos 83 segundos de vôo, o aparelho cósmico Veleiro Solar não pôde alcançar sua órbita", afirmou a Roskosmo em um comunicado publicado em seu site.

O míssil Volna, desenvolvido pelo centro estatal de mísseis da Agência de Pesquisas Makeev, foi lançado às 16H46 de Brasília, na terça-feira, no Mar de Barents a partir do submarino nuclear Borisoglebsk.

"Infelizmente, este é o segundo fracasso da tentativa de enviar ao espaço o veleiro solar", acrescenta a nota da Roskosmos, que lembra a primeira falha em julho de 2001, quando o aparelho não se separou do míssil de lançamento e foi destruído nas camadas densas da atmosfera.

O fracasso foi confirmado pelo porta-voz da Frota do Norte, o capitão Igor Dygalo. Um grupo de trabalho foi criado para examinar as razões do incidente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax