Quinta-feira, 23 jun 2005 - 06h43
A agência espacial russa Roskosmos e a Frota Russa do Norte confirmaram nesta manhã o fracasso do lançamento da nave espacial impulsionada a vela solar Cosmos 1.
"Devido à parada espontânea do motor da primeira etapa do míssil de lançamento Volna aos 83 segundos de vôo, o aparelho cósmico Veleiro Solar não pôde alcançar sua órbita", afirmou a Roskosmo em um comunicado publicado em seu site. O míssil Volna, desenvolvido pelo centro estatal de mísseis da Agência de Pesquisas Makeev, foi lançado às 16H46 de Brasília, na terça-feira, no Mar de Barents a partir do submarino nuclear Borisoglebsk. "Infelizmente, este é o segundo fracasso da tentativa de enviar ao espaço o veleiro solar", acrescenta a nota da Roskosmos, que lembra a primeira falha em julho de 2001, quando o aparelho não se separou do míssil de lançamento e foi destruído nas camadas densas da atmosfera.
O fracasso foi confirmado pelo porta-voz da Frota do Norte, o capitão Igor Dygalo. Um grupo de trabalho foi criado para examinar as razões do incidente. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -