Procure no Apolo11
Terça-feira, 25 jul 2006 - 08h36

Foguete russo leva ao espaço satélite de estudantes colombianos

Autoridades ligadas ao programa espacial russo confirmaram hoje que já está tudo pronto para o lançamento de um foguete Dniéper, que colocará em órbita o primeiro satélite bielo-russo e mais nove, fabricados por universitários da Rússia, Itália, Estados Unidos e Colômbia.

O foguete Dniéper será lançado na próxima quarta-feira, às 12h43 UTC (15h43 Hora de Brasília), a partir do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão.

O Dniéper é um foguete de classe leve, fabricado com base no míssil balístico intercontinental RS-20.

A Rússia deu início à remodelação dos mísseis RS-20 em portadores Dnieper em 1998, como parte de um programa para a conversão de seu arsenal nuclear.

Continua após a publicidade


Os satélites
O maior dos satélites a ser posto em órbita pelo Dniéper será o Belka, de 750 quilos. O artefato terá como objetivo a observação da Terra, e será controlado por cientistas da Bielo Rússia.

Outro satélite a ser colocado em órbita é o Baumanets, de 92 quilos, inteiramente desenvolvido por estudantes da Universidade Bauman, em Moscou, além do satélite Unisat-4, de 12 quilos, desenvolvidos em universidades italianas.

O foguete russo também levará ao espaço três contêineres do tipo P-Pod, com mais sete satélites da classe Cubesat, fabricados por estudantes de universidades dos Estados Unidos e da Colômbia. Os Cubesat são pequenos satélites de 10 centímetros e lado e normalmente carregam a bordo diversos sensores, GPS, rádios e câmeras de vídeo.

Um dos Cubesats, o colombiano Libertad-1, é o primeiro desenhado e elaborado por estudantes da Universidade Sergio Arboleda, de Bogotá. Quando no espaço, seus sinais telemétricos poderão ser recebidos na banda de UHF, na frequência de 437.4050 MHz em modo AFSK, a 1200 bps.

Fotos: Satélite Cubesat colombiano nas mãos do cientista Rodolfo Llinás, da Universidade Sergio Arboleda.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -