Terça-feira, 25 jul 2006 - 08h36
Autoridades ligadas ao programa espacial russo confirmaram hoje que já está tudo pronto para o lançamento de um foguete Dniéper, que colocará em órbita o primeiro satélite bielo-russo e mais nove, fabricados por universitários da Rússia, Itália, Estados Unidos e Colômbia.
O foguete Dniéper será lançado na próxima quarta-feira, às 12h43 UTC (15h43 Hora de Brasília), a partir do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão. O Dniéper é um foguete de classe leve, fabricado com base no míssil balístico intercontinental RS-20. A Rússia deu início à remodelação dos mísseis RS-20 em portadores Dnieper em 1998, como parte de um programa para a conversão de seu arsenal nuclear.
Outro satélite a ser colocado em órbita é o Baumanets, de 92 quilos, inteiramente desenvolvido por estudantes da Universidade Bauman, em Moscou, além do satélite Unisat-4, de 12 quilos, desenvolvidos em universidades italianas. O foguete russo também levará ao espaço três contêineres do tipo P-Pod, com mais sete satélites da classe Cubesat, fabricados por estudantes de universidades dos Estados Unidos e da Colômbia. Os Cubesat são pequenos satélites de 10 centímetros e lado e normalmente carregam a bordo diversos sensores, GPS, rádios e câmeras de vídeo. Um dos Cubesats, o colombiano Libertad-1, é o primeiro desenhado e elaborado por estudantes da Universidade Sergio Arboleda, de Bogotá. Quando no espaço, seus sinais telemétricos poderão ser recebidos na banda de UHF, na frequência de 437.4050 MHz em modo AFSK, a 1200 bps. Fotos: Satélite Cubesat colombiano nas mãos do cientista Rodolfo Llinás, da Universidade Sergio Arboleda. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -