Terça-feira, 29 jun 2010 - 06h37

Fortalecida, Alex ruma em direção à costa do Golfo do México

A tempestade tropical Alex continua ganhando força sobre as águas quentes do Golfo do México e nas próximas 24 horas deverá se transformar no primeiro furacão de 2010 na bacia do Atlântico Norte.

Previsão de imapcto furacão Alex

Às 06h00 BRT, o Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou que a tormenta se encontrava sobre as coordenadas 21.7 N e 91.9 W, aproximadamente a 650 km a este-sudeste de La Pesca, no México e 735 km a sudeste de Brownsville, no Texas.

Enquanto se movimento no interior do golfo do México, o sistema continua ganhando força e no momento do boletim já apresentava ventos sustentados de 110 km/h e fortes rajadas. Segundo o NHC, a força de Alexa deverá se intensificar nas próximas horas e seus ventos deverão atingir intensidade de furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Ventos com intensidade de tempestade tropical se estendem a mais de 165 km desde o seu centro. A pressão barométrica medida por aviões caça-furacão é de 984 hPa (hectopascais).

Imagem de satélite furacão Alex

Neste momento, Alex se desloca em sentido norte-noroeste a 13 km/h e uma mudança no sentido oeste é esperada para as próximas 24 horas. Mantendo essa dinâmica, Alex deverá atingir a costa oeste do Golfo do México na próxima quinta-feira, próximo à fronteira méxico-americana.

Apesar de não tão organizado, Alex é um grande sistema de baixa pressão e já provocou a morte de 10 pessoas na América Central e na península de Yucatán.

De acordo com o NHC, a tempestade deverá passar à longa distância da mancha de petróleo no interior do Golfo do México, mas empresas petrolíferas que atuam na região começaram os preparativos de para remoção dos trabalhadores que atuam nas plataformas localizadas na rota da tempestade.


Artes: no topo, previsão para cinco dias do caminho e intensidade da tempestade tropical Alex. Acima, imagem de satélite feita em 29 de junho de 2010 mostra o interior do Golfo do México e a atuação da tempestade Alex. Créditos: NHC/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês