Terça-feira, 5 ago 2008 - 09h01

Forte terremoto atinge novamente a região de Sichuan, na China

Um forte terremoto de 6.0 graus Richter atingiu nesta manhã o oeste da China, próximo à divisa das localidades de Gansu e Sichuan. A localidade é próxima da região que foi atingida em 12 de maio pelo intenso tremor de 7.9 graus e que provocou a morte de aproximadamente 70 mil pessoas.

O evento dessa manhã ocorreu às 18h49 (hora local) a 10 km de profundidade sob as coordenadas 32.810°N e 105.556°E, aproximadamente a 50 km do norte-noroeste de Guangyuan, em Sichuan e 1245 km a sudoeste de Pequim, capital do país.

Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais, que não devem ser descartados devido à forte intensidade e também à baixa profundidade registrada.

Local do epicentro O mapa visto abaixo mostra a localização exata da região do evento. O verde do lado direito da cena representa as regiões mais baixas enquanto os tons quase beges vistos do lado esquerdo mostram as regiões elevadas.

A imagem foi composta no ano de 2000, através de dados coletados pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), que orbitou a região asiática naquele ano. Sobrepostos à cena estão diversos indicadores de magnitude.

A maioria dos sismos que ocorrem na Ásia central e oriental são resultados da constante compressão da placa tectônica da Índia que se move em direção à placa eurasiana. As duas placas convergem a uma velocidade de aproximadamente 50 milímetros ao ano, empurrando para cima todo o Platô Tibetano e ajudando a criar o terreno montanhoso mostrado na imagem.

Conforme estas placas colidem, a crosta abaixo do Platô Tibetano se move em sentido oeste em direção à dura crosta abaixo da Bacia de Sichuan. No evento ocorrido em 12 de maio, o estresse causado pela compressão provocou um intenso movimento vertical para cima, ao longo da cordilheira de Longmen Shan e outras falhas vizinhas à margem noroeste da Bacia de Sichuan.

Artes: No topo, gráfico mostra o tempo que as ondas sísmicas do tipo P levaram para atingir diversas regiões do planeta. Em seguida a região do epicentro vista através do aplicativo Satmap. Acima vemos o mapa topográfico da região de Sichuan e da cordilheira do Longmen Shan e platô tibetano. Créditos: USGS/NASA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago