Terça-feira, 5 ago 2008 - 09h01
Forte terremoto atinge novamente a região de Sichuan, na China
Um forte terremoto de 6.0 graus Richter atingiu nesta manhã o oeste da China, próximo à divisa das localidades de Gansu e Sichuan. A localidade é próxima da região que foi atingida em 12 de maio pelo intenso tremor de 7.9 graus e que provocou a morte de aproximadamente 70 mil pessoas.
![]() O evento dessa manhã ocorreu às 18h49 (hora local) a 10 km de profundidade sob as coordenadas 32.810°N e 105.556°E, aproximadamente a 50 km do norte-noroeste de Guangyuan, em Sichuan e 1245 km a sudoeste de Pequim, capital do país. Ainda não há informações sobre vítimas ou danos materiais, que não devem ser descartados devido à forte intensidade e também à baixa profundidade registrada.
Local do epicentro O mapa visto abaixo mostra a localização exata da região do evento. O verde do lado direito da cena representa as regiões mais baixas enquanto os tons quase beges vistos do lado esquerdo mostram as regiões elevadas. A imagem foi composta no ano de 2000, através de dados coletados pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), que orbitou a região asiática naquele ano. Sobrepostos à cena estão diversos indicadores de magnitude. A maioria dos sismos que ocorrem na Ásia central e oriental são resultados da constante compressão da placa tectônica da Índia que se move em direção à placa eurasiana. As duas placas convergem a uma velocidade de aproximadamente 50 milímetros ao ano, empurrando para cima todo o Platô Tibetano e ajudando a criar o terreno montanhoso mostrado na imagem. Conforme estas placas colidem, a crosta abaixo do Platô Tibetano se move em sentido oeste em direção à dura crosta abaixo da Bacia de Sichuan. No evento ocorrido em 12 de maio, o estresse causado pela compressão provocou um intenso movimento vertical para cima, ao longo da cordilheira de Longmen Shan e outras falhas vizinhas à margem noroeste da Bacia de Sichuan. Artes: No topo, gráfico mostra o tempo que as ondas sísmicas do tipo P levaram para atingir diversas regiões do planeta. Em seguida a região do epicentro vista através do aplicativo Satmap. Acima vemos o mapa topográfico da região de Sichuan e da cordilheira do Longmen Shan e platô tibetano. Créditos: USGS/NASA. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"O Primeiro de Abril é o dia que nos lembra o que somos nos outros 364 dias" - Mark Twain -