Domingo, 25 mar 2012 - 19h58

Forte terremoto de 7.1 graus sacode Região de Maule, Chile

Dados recebidos da Rede Sismográfica Global (Iris-GSN) mostram que um poderoso abalo sísmico de 7.1 graus de magnitude (inicialmente estimado em 7.2 graus) foi registrado na região de Maule, na costa chilena as 19h37 pelo horário de Brasília (25/03/2012).

O violento abalo teve seu epicentro estimado a 30 km de profundidade, sob as coordenadas 35.19S e 71.78W, a 27 km do norte-noroeste da cidade de Talca e 55 km a oeste-sudoeste de Curico. O mapa abaixo mostra a localização do epicentro.

Apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Quando acontecem no oceano, eventos dessa intensidade e profundidade podem provocar a formação e alertas de tsunamis.

Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 33 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.

Importante: Esta notícia pode sofrer alterações ao longo do dia


Fonte: No topo, sismograma do terremoto de 7.2 graus como registrado na estação sismográfica Apolo11, localizada no bairro de Vila Mariana, na cidade de São Paulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax