Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 06 abr 2009 - 06h59
Por

Forte terremoto mata 40 pessoas no centro da Itália

Um forte terremoto de 6.2 graus na escala Richter atingiu nesta madrugada local a região central da Itália. De acordo com autoridades locais pelo menos 40 morreram, entre elas 2 crianças.

O evento ocorreu às 22h32 de domingo pelo horário de Brasília (01h32 de segunda-feira pelo horário de Roma) a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 42.423°N, 13.395°E, aproximadamente a 70 quilômetros a oeste da cidade de Pescara e 95 km a nordeste de Roma.

Segundo a rede de TV CNN o terremoto destrui diversos edifícios, principalmente na cidade de L'Aquila, que está parcialmente sem energia elétrica e com vazamentos de gás.

Às 18h20 de domingo um terremoto mais fraco, calculado em 4.6 graus, já havia atingido o norte da Itália, a 55 quilômetros a sudeste de Bolonha, seguido de outro evento de 4.0 graus registrado 20 minutos mais tarde na região central do país. Após o evento de 6.3 graus, três aftershocks - terremotos secundários disparados pelo sismo principal - foram registrados na região.

Painel Global
Este e outros eventos podem ser acompanhados ao vivo através do Painel Global, aplicativo sob desenvolvimento que monitora a Terra em tempo real. Clique e veja

Arte: Tela do Painel Global plota a localização do epicentro do terremoto. Clique para ver.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Nada contribui mais para a paz de espírito, como não ter opinião sobre coisa alguma" - Georg Lichtenberg