Quarta-feira, 2 set 2009 - 06h17

Forte terremoto provoca alerta de tsunami e vítimas na Indonésia

O Painel Gobal mostra que um poderoso abalo sísmico de 7.0 graus na escala Richter foi registrado em Java, na Indonésia às 07:55 UTC (02/09). O violento abalo teve seu epicentro estimado a 62 km de profundidade, sob as coordenadas 7.83S e 107.26E, aproximadadamente a 95 km de Bandung e 190 km do sul-sudeste de Jacarta.


Clique e monitore a Terra em tempo real

Inicialmente o evento foi avaliado em 7.8 graus, sendo posteriormente corrigido para 7.4, 7.1 e finalmente 7.0 graus.

O Centro Conjunto de Alertas de tsunamis emitiu aviso de ondas gigantes para toda a costa do sul e sudeste asiáticos, mas apesar da grande intensidade, a profundidade em que ocorreu o evento favorece a dissipação da energia antes de chegar à superfície. Cálculos preliminares estimam que a energia liberada pelo tremor atingiu 120 gigatoneladas de TNT.

De acordo com o governo local, o forte tremor deixou 15 mortos e milhares de desabrigados na ilha de Java, na Indonésia. Em Jacarta, pelo menos 27 pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde.


Arte: Gráfico gerado pelo aplicativo Painel Global mostra a localização dos terremoto, como registrado na manhã de 02 de setembro de agosto de 2009. Crédito: PainelGlobal/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy