Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sexta-feira, 11 fev 2005 - 12h55
Por

Fotografias confirmam que mega-terremoto rompeu solo do oceano Índico

As primeiras imagens feitas da topografia marinha afetada pelo tsunami de 26 de dezembro mostram enormes rupturas no solo do Oceano Índico. As fotos digitais do leito marinho foram feitas por um barco da marinha britânica nas costas da ilha indonésia de Sumatra e poderão ser utilizadas para ajudar aos governos a desenvolver um sistema de alerta prévio contra maremotos na região.

As imagens mostram enormes "marcas de deslizamento" de mais de 10 quilômetros de comprimento como conseqüência do maremoto de magnitude 9,0 graus na escala Richter, o mais potente nos últimos 40 anos em todo mundo. O material descreve a linha onde a placa tectônica da Índia se chocou com a placa de Burma, uma pequena placa tectônica sobre onde estão as ilhas indianas de Andaman e Nicobar Islands e a indonésia Sumatra. O choque empurrou para baixo a placa da Índia.

O mapa colorido ainda mostra sulcos de 1,5 quilômetro de altura que foram criados pela colisão entre as placas tectônicas. Os sulcos empurraram a água do oceano para cima, provocando as ondas gigantes que devastaram a região.

O abalo sísmico, que provocou a formação do tsunami, deixou mais de 200 mil mortos em 11 nações do Oceano Indico. A maior parte das vítimas se encontrava na província indonésia de Aceh, a mais próxima ao epicentro do terremoto.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Como os políticos jamais acreditam no que dizem, costumam ficar surpresos quando os outros acreditam" - Charles de Gaulle