Segunda-feira, 27 mai 2013 - 10h57
Por Rogério Leite

Fotógrafo registra magnífica coroa lunar sobre o céu da Alemanha

Um maravilhoso efeito ótico foi registrado recentemente no céu da cidade de Cochem, na Alemanha. Durante diversos minutos a Lua surgiu rodeada por inúmeros anéis concêntricos e multicoloridos e encantou qualquer observador que naquele instante mirava o firmamento.

Coroa Lunar na Alemanha
Clique para ampliar

Diferente do halo solar ou lunar, formado quando a luz do objeto é refratada por cristais de gelo presentes na alta atmosfera, a coroa lunar é o produto da difração da luz nas gotas de água no interior de finas nuvens na frente do disco lunar.

As coroas lunares são muito mais comuns do que os halos e seu tamanho depende basicamente do diâmetro das gotículas no interior da nuvem, sendo que quanto menor a gota, maior será a coroa. Além disso, quanto mais uniformes forem as gotas, mais clara será a coroa.

Coroa Lunar

A imagem mostrada foi feita no dia 18 de maior pelo astrofotógrafo Babak Tafresh, que naquela noite contemplava o histórico Castelo de Cochem, construído às margens do rio Moselle no início do século 11.



Fotos: No topo, coroa lunar registrada no céu da cidade de Cochem, Alemanha. Acima, close de uma coroa lunar onde os diversos círculos concêntricos podem ser vistos em detalhes. Créditos: Babak Tafresh, Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago