Procure no Apolo11
Terça-feira, 1 dez 2009 - 08h59

França deve construir primeiro navio vertical científico do mundo

Uma futurista estação oceanográfica poderá revolucionar a exploração no fundo do mar. O protótipo do primeiro navio vertical do mundo, batizado de SeaOrbiter, foi apresentado ao público pelo arquiteto francês Jacques Rougerie, de 64 anos. O projeto vem sendo desenvolvido há três anos.

Asteróide 2008 TC3 sobre o Norte do Sudão
Clique para ampliar

A estação, nunca pensada nem mesmo em filmes de ficção científica, terá 51 metros de altura e contará com andares embaixo d’água e outros acima da superfície do mar. Na parte superior haverá uma plataforma de observação. Os cientistas viverão na parte submersa e existirá outra plataforma pressurizada por onde mergulhadores sairão para suas missões.

Rougerie afirma que sua novidade será realidade num futuro próximo e já tem metade dos 35 milhões de euros necessários para a construção do navio que ir navegar pelos oceanos.

Continua após a publicidade


“Atualmente, os oceanógrafos só podem mergulhar por curtos períodos de tempo e depois têm de ser trazidos para a superfície. O SeaOrbiter vai oferecer uma presença móvel permanente com uma janela para tudo o que está abaixo da superfície do mar”, afirma Rougerie.

O mega-projeto conta com a consultoria de Jean-Loup Chrétien, o primeiro astronauta da França, que está envolvido no design do navio vertical. Um grande estaleiro francês também assinou sua participação, que já ganhou o apoio inclusive do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

A primeira grande tarefa do SeaOrbiter está prevista para 2010. Sua missão passará pelo Oceano Atlântico, e em seguida, pelos oceanos Pacífico e Índico.


Foto: Concepção artística mostra o Sea Orbiter durante viagem. Crédito: Sea Orbiter.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -