Procure no Apolo11
Sexta-feira, 21 ago 2009 - 09h35

Furacão Bill surpreende e pode chegar até a Europa

Normalmente, furacões e tempestades no Atlântico Norte se movem em direção ao Caribe e EUA e algumas vezes podem chegar até o Canadá. Mas desta vez o furacão Bill pode ir bem mais longe e se a previsão se confirmar, atingir o extremo oeste da Europa na próxima semana.


Clique para ampliar

De acordo com o prognóstico de pathtrack (caminho) divulgado pelo Centro Nacional de Furacões, NHC, o forte furacão Bill deverá passar ao largo da costa oeste de Bermuda na manhã de sábado, 22 de agosto, ainda na condição de furacão categoria 3, com ventos próximos a 180 km/h. Ao mesmo tempo em que perde intensidade, Bill se moverá rapidamente em sentido norte-nordeste sobre as águas quentes do oceano Atlântico até chegar ao extremo sudeste do Canadá, passando sobre as regiões de Halifax e Terra Nova sustentando ventos superiores a 119 km/h, o que mantêm o sistema na condição de furacão categoria 1.

A mudança do rumo de Bill em direção à Europa ocorre na segunda-feira, quando a tormenta começa a enfraquecer e sofrer os efeitos das correntes de jato vindas do oeste norte-americano e que levarão a tormenta em direção ao leste. Apesar de se deslocar sobre águas mais frias, Bill poderá tocar o extremo da Irlanda na quarta-feira, ainda com ventos de intensidade de tempestade tropical.

Continua após a publicidade


Furacão Europeu
Essa não é a primeira vez que uma tempestade formada durante a temporada de furacões do Atlântico norte se dirige em direção à Europa. Durante a atípica temporada de 2005, a tempestade tropical Vince se formou na costa oeste da África e atingiu a região de Sotavento, em Portugal e o extremo sudoeste da Espanha em outubro daquele ano. Na ocasião, Vince provocou ondas de mais de 4 metros na costa de Portugal.


Atualmente
Bill se localiza sobre as coordenadas 26.8 N e 65.8 W, aproximadamente a 620 km ao sul de Bermuda e 1320 km a sudeste de Cabo Hateras, na Carolina do Norte. O sistema se desloca a 28 km/h em sentido noroeste e um gradual giro na direção norte-noroeste é previsto para as próximas 24 horas. Mantendo essa dinâmica Bill passará entre Bermuda e a costa leste americana na manhã de sábado.

Dados coletados por um avião caça-furacões mostram que os ventos sustentados decaíram ligeiramente e apresentam agora 185 km/h, com rajadas atingindo 210 km/h. Bill é um poderoso furacão categoria 3 na escala Saffir-Simpson. Seus ventos se estendem a mais de 200 km de distância e rajadas com intensidade de tempestade tropical são registradas a mais de 450 km de distância.


Artes: No topo, imagem captada pelo satélite de sensoriamento Aqua às 14h45 UTC (11h45 Hora de Brasília) de quinta-feira (20/08) mostra o poderoso furacão Bill a nordeste de Porto Rico. Na ocasião Bill sustentava ventos de 195 km/h. Acima, gráfico de caminho mostra o provável caminho que a tormenta fará nos próximos 5 dias. O sistema poderá chegar à Europa como tempestade subtropical. Créditos: Nasa/Modis Team - NOAA/NHC.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -