Sexta-feira, 8 set 2006 - 07h04

"GO for Launch". Atlantis parte hoje em direção à ISS

Os diretores da NASA, agência espacial americana, confirmaram que o ônibus espacial Atlantis, com a missão STS-115 a bordo, será lançado hoje à tarde, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O horário de ignição dos foguetes está marcado para as 12h41 (Hora de Brasília) e será retransmitido ao vivo pelo ApoloChannel, aqui no Apolo11.

O lançamento da nave estava previsto para acontecer desde a última semana de agosto, mas uma série de ocorrências fizeram os diretores da missão suspender a partida. Os últimos dois dias foram gastos em analisar as células de combustível, que apresentou um problema na útima semana. Após a inspeção, os engenheiros deram o conhecido "Go for Launch", têrmo usado desde a época das missões tripuladas à Lua, e que sigifica "pronto para partida".

Durante a madrugada teve início a primeira etapa do lento processo de enchimento do tanque externo de combustível, com 1.5 milhão de litros de oxigênio e hidrogênio líquidos. O tempo de duração é de aproximadamente 3 horas e começou às 03h49. O tanque deverá estar totalmente preenchido minutos antes do lançamento.

Segundo os engenheiros norte-americanos, todos os sistemas estão em perfeito estado.

A Centro de Meteorologia do Centro Espacial Kennedy informou que as condições do tempo para o momento do lançamento são 70% favoráveis, com uma pequena área de instabilidade a 40 km de uma das pistas de pouso de emergência. O centro também emitiu o tradicional "Go for Launch".

No momento do lançamento, 900 mil litros de água praticamente inundarão a parte inferior da plataforma 39-B. O objetivo é a formação de uma espécie de colchão de água que absorverá parte do ruído provicado pelos foguetes no momento do lançamento.

Conheça o sistema de absorção de ruídos do ônibus espacial


Missão
A tripulação da missão STS-115 da Atlantis é composta pelo veterano comandante Brent Jett e o estreante piloto Chris Ferguson, além dos especialistas da missão Joe Tanner, Dan Burbank, Heidemarie Stefanyshin-Piper e Steve MacLean, que representa a Agência Espacial Canadense.

A missão deverá durar 11 dias e seu objetivo principal será a instalação de um conjunto de suportes e de um segundo arranjo de painéis solares que deverão duplicarão a capacidade atual de geração de energia elétrica da estação Espacial.

Após as instalações, a ISS deverá pesar 17.5 toneladas acima do peso atual.

Foto: O fotógrafo Ben Cooper captou um raro momento. Como se estivesse aguardando, a Estação Espacial Internacional cruza os céus sobre a plataforma de lançamento, em Cabo Kennedy.

Assista a A NASA-TV e acompanhe todos os preparativos dessa fantástica uma missão do ônibus espacial Atlantis.
Nasa-Tv é aqui, no ApoloChannel, a primeira TV brasileira de informação científica!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel