Procure no Apolo11
Segunda-feira, 17 jun 2013 - 10h19
Por Rogério Leite

Google lança na atmosfera dezenas de pontos de acesso à internet

O experimento inédito colocou na alta atmosfera diversos balões científicos carregados com pontos de acesso wi-fi. O objetivo é permitir conexão à internet de alta velocidade nas áreas mais remotas do planeta, onde não existe sinal de celular ou cobertura via satélite.

Balão Científico do Projeto loon
Clique para ampliar

Batizado de Projeto Loon, o experimento ainda está em fase de testes e na última semana completou a primeira etapa ao colocar na alta atmosfera da Terra 30 balões científicos repletos de equipamentos de comunicação. Os balões foram lançados da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia e deverão permanecer no ar por cerca de 100 dias.

Cada balão mede cerca de 15 metros de diâmetro e entre os equipamentos embarcados estão um computador de bordo, rádios, antenas, um subsistema de controle de altitude e um conjunto de painéis solares para fornecer energia ao conjunto.

Continua após a publicidade


Os balões utilizados são do tipo científicos, conhecidos como "super pressão". São construídos em plástico selado e preenchidos com gás hélio altamente pressurizado. Balões desse tipo têm grande capacidade de carga e normalmente são utilizados para levar toneladas de equipamentos a mais de 35 mil metros de altitude.

No caso do Projeto Loon, os balões se manterão a 20 mil metros e navegarão no espaço através das correntes de jato. Nesta altitude, a área da superfície coberta por cada ponto wi-fi flutuante é de cerca de 40 km de diâmetro.

De acordo com a Google, nesta primeira fase foram selecionados 50 voluntários das cidades de Christchurch e Canterbury, na Nova Zelândia, mas já existem planos de parceria bem adiantados em outros países, entre eles Argentina, Chile, África do Sul e Austrália.


Problemas envolvidos
Antes do projeto com balões flutuantes, a empresa norte-americana avaliou diversos métodos, entre eles o uso de plataformas em grandes altitudes presas ao solo por meio de cabos. Essa proposta ganhou força, mas foi abandonada devido aos fortes ventos, preço proibitivo e limitação da área de cobertura.

Apesar de o uso de balões parecer mais simples, os engenheiros se viram às voltas com o problema da dirigibilidade dos balões.

"Nós não queremos que eles vão apenas onde o vento os levar, mas onde a internet é necessária na superfície", disse Richard DeVaul, chefe o projeto junto ao Google-X, uma divisão da empresa de tecnologia responsável em desenvolver ideias de ponta e inovadoras.

"Você tem que movê-los para cima e para baixo no interior da estratosfera para capturar o vento apropriado. Nossa missão é coreografar todo o balé dessa frota e isso exige um pouco de ciência de computação e um monte de poder de processamento", explicou o pesquisador.

Frota de Balões
Neste primeiro momento o acesso será intermitente, mas com o tempo a empresa espera construir uma frota grande o suficiente para oferecer links confiáveis para as pessoas que vivem em áreas remotas.

Segundo a Google, a frota de balões poderia até mesmo ser desviada para áreas afetadas por desastres e ajudar nos esforços de resgate em situações onde os equipamentos de comunicação em terra foram destruídos ou não possam ser utilizados.

Até o final do ano a empresa espera testar uma frota com 100 balões a 30 km de altitude, ampliando ainda mais a área de cobertura do Projeto Loon.


Fotos: No topo, lançamento de um dos balões do projeto Loon, a partir da cidade de Christchurch, na Nova Zelândia. No vídeo, um pouco do projeto Loon e cobertura de um dos lançamentos. Crédito: projeto Loon, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -