Procure no Apolo11
Sexta-feira, 24 jul 2009 - 09h12

Greenpeace estuda degelo em geleira da Groenlândia

O grupo ativista ambiental Greenpeace realiza um trabalho de campo há um mês na região da geleira de Petermann, um dos maiores glaciares da Groenlândia. O obejtivo é buscar evidências das mudanças climáticas sobre o local.

A equipe científica composta pelos especialistas Jason Box, em camadas de gelo, Alun Hubbard, em glaciologia e Richard Bates, em geofísica, fez diversas observações a bordo do quebra-gelo Arctic Sunrise.

O degelo naquela região está ocorrendo muito rapidamente, efeito do aquecimento global, acreditam os pesquisadores. O barco da equipe passou com facildade pelo Estreito de Nares, uma rota que antes não era navegável.

Continua após a publicidade


Durante o trabalho foram instaladas diversas câmeras de vídeo e GPS em vários pontos do glaciar de Petermann, com o intuito de monitorar a provável queda da geleira.

Imagens de satélite indicam que uma área territorial maior do que a ilha de Manhattan pode se desprender da geleira ainda neste verão no Hemisfério Norte.


Foto: A equipe do Greenpeace utilizou caiaques dotados de radar de penetração de solo, que permitiu aos pesquisadores fazerem um levantamento das forças que agem sobre as geleiras da região. Crédito: Greenpeace/Nick Cobbing.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -