Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Chernobyl, 26 Abr 2004
Por

Há 18 anos acontecia o desastre nuclear de Chernobyl

Há 18 anos atrás, no dia 26 de abril de 1986, acontecia aquele é considerado o pior acidente nuclear da história. Próximo à fronteira entre a Belarússia e a Ucrânia, explodia a usina nuclear de Chernobyl. Diversos materiais radioativos, entre eles o Césio 137 e o Estrôncio 90 foram lançados ao ar contaminando uma área de 155 mil quilômetros quadrados onde hoje se encontra a Belarússia, Ucrânia e Rússia. Milhares de pessoas morreram devido à radiação, contaminação do solo e água e dos alimentos.

Hoje, as áreas próximas ao acidente permanecem proibidas. A usina de Chernobyl foi definitivamente fechada no ano de 2000. As áreas agrícolas ao redor foram abandonadas e duas cidades próximas, Pripyat ao norte e Chernobyl, ao sul, onde viviam os trabalhadores da usina, hoje se se parecem com cidades fantasmas. Ao contrário das pessoas, abundante vida selvagem, pássaros e lobos vivem próximo à Chernobyl.

Esta imagem, tirada sete anos após pelo Complexo Espacial MIR, mostra Chernobyl e cidades ao redor. A usina está situada ao noroeste do Rio Pripyat, que desagua no Rio Dnepr, 130 quilômetros ao norte e Kiev.

O que se destaca nesta imagem é a monumental barragem de concreto, sob a qual a gigantesca massa de elementos radioativos está soterrada, impedindo que emanações dos elementos possam atingir o ambiente.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A aventura pode ser louca; mas o aventureiro, para levá-la a cabo, há de ser muito equilibrado" - Chesterton