Segunda-feira, 10 abr 2017 - 09h23
Por Rogério Leite
Há 20 anos, cometa Hale-Bopp provocou suicídios em massa nos EUA
Hale-Bopp foi um dos cometas mais brilhantes do século 20 e por mais de 18 meses foi possível observa-lo a olho nu, até mesmo nas grandes cidades. Seu surgimento causou pânico em algumas comunidades e levou ao suicídio 38 seguidores de uma seita.
![]() Cometa Hale-Bopp registrado em 1997 por Arthur Cockburn, em Chepstow Castle, Reino Unido. Hale-Bopp foi descoberto em 23 de Julho de 1995 pelos astrônomos Alan Hale e Thomas Bopp e desde a primeira detecção criou-se a expectativa de que se tornaria um cometa muito brilhante quando chegasse ao periélio, ou seja, durante a maior aproximação do Sol. Isso aconteceu em 1 de Abril de 1997 e seu brilho superou todas as expectativas. Seu fulgor era tão intenso que até mesmo durante o dia era possível ver sua cabeleira.
Embora belíssimo de ver, a passagem de Halle-Bop causou muito preocupação e receio por um seguimento da população, já que cometas com essas características não surgiam há várias décadas.
Alguns dias depois, em 26 de março de 1997, quando o cometa Hale-Bopp atingiu o máximo de seu brilho, a polícia invadiu a casa alugada pelo grupo, em San Diego, e encontrou ali os corpos de 39 membros da seita, inclusive do líder Applewhite.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"As mentiras mais abomináveis são aquelas que mais perto estão da verdade" - Oscar Wilde -