Sexta-feira, 29 ago 2008 - 14h42

Halo gigante ao redor do Sol se forma sobre São Paulo

Os moradores da capital paulista e de cidades vizinhas foram surpreendidas no final da manhã e começo de tarde de sexta-feira (29/ago) por um gigantesco halo colorido que se formou ao redor do Sol. O fenômeno foi visto em diversas cidades e pode ser visto e apreciado por todos que olharam para o céu.

Halo Solar

O Apolo11 recebeu diversos emails questionando sobre o que seria aquele fenômeno, que durou mais de 3 horas para se dispersar e foi um dos mais longos já observados.

Silvio Araújo, morador da cidade litorânea do Guarujá nos enviou a imagem mostrada acima e disse que em 60 anos nunca viu um algo parecido. Segundo as palavras de Silvio, "era de proporções gigantescas". Outra observadora, Valéria Espinosa, de São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, achou muito interessante e também nunca tinha visto algo do gênero.

O halo
Apesar de alguns observadores nunca terem visto, o Halo é um fenômeno ótico muito comum e pode acontecer tanto ao redor do Sol como da Lua e ocorre quando a luz do Sol incide sobre minúsculos cristais de gelo presentes nas altas camadas da atmosfera e se refrata, decompondo a luz branca em suas componentes primárias. O mesmo efeito é observado em um arco-íris.

O Halo formado nesta sexta-feira é chamado de halo de 22 graus, devido ao seu tamanho angular no céu. Normalmente o fenômeno ocorre na troposfera superior, entre 5 e 10 km de altura.

Fotografou o Halo? Envie pra gente. Veja a galeria!

Foto: halo sobre o Guarujá. Crédito: internauta Silvio Araújo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago