Procure no Apolo11
Segunda-feira, 19 jun 2017 - 09h45
Por Rogério Leite

Histórico: robô chinês plantará primeiras batatas da Lua em 2018

Cientistas chineses de 28 universidades tentarão no ano que vem dar início ao primeiro ecossistema biológico fora da Terra. Todo o processo será transmitido ao vivo e se tudo der certo poderemos ver nascerem as primeiras batatas lunares da história.

Batatas na Lua
À esquerda vemos o container onde o experimento histórico será realizado e à direita o mesmo experimento feito na Terra.


A China revelou seu audacioso plano esta semana, durante a Global Space Exploration Conference, que está sendo realizada em Pequim.

De acordo com o comunicado, o experimento será levado à Lua através da missão Chang’e 4 e consta principalmente de um pequeno container de 18x16 centímetros a ser cultivado a bordo do módulo que pousará na superfície da Lua em 2018.

Continua após a publicidade


A missão Chang’e 4 também conta com um pequeno veículo robótico móvel, similar ao rover Chang’e 3 que andou na Lua em 2013.


Ecossistema
Dentro do container haverá as chamadas batatas-sementes e também ovos de bicho da seda.

Enquanto as batatas e as sementes emitem oxigênio através da fotossíntese, os ovos irão se transformar em bichos da seda que podem produzir dióxido de carbono. "Juntos, eles podem estabelecer um ecossistema simples na Lua", disse Zhang Yuanxun, projetista-chefe do contêiner.

Como a temperatura na Lua varia dramaticamente entre -170 °C e 100 °C, o ecossistema será construído com diversas camadas de material isolante, com o objetivo de manter as plantas e insetos sob temperatura moderada. Também haverá luzes artificiais, alimentadas por baterias solares.

Experimento Inédito
Até hoje, nenhum país tentou algo semelhante. O mais próximo disso foram as semeaduras feitas pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Além disso, os chineses permitirão que qualquer um acompanhe o desenvolvimento do experimento, já que todos os procedimentos serão transmitidos ao vivo, durante 24 por dia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Quando você pára um ditador há sempre riscos. Mas o maior risco é não parar um ditador" - Margareth Thatcher -