Procure no Apolo11
Segunda-feira, 1 dez 2008 - 09h05

Hoje: Tríplice conjunção é o espetáculo celeste do ano!

Se torcida ganha jogo não sabemos, mas se você quiser ver um verdadeiro espetáculo celeste vai ter que torcer bastante para o céu ficar bem limpo nesta noite. É que hoje acontece o ápice de uma tríplice conjunção celeste, a aproximação máxima entre a Lua e aquelas duas grandes "estrelas" que ultimamente apareceram no céu. O espetáculo promete!

triplice conjunção: Lua, Júpiter e Vênus

As duas "estrelas" são na verdade os planetas Júpiter e Vênus, que a cada dia parecem mais próximos entre si. Vênus é o mais brilhante e sua magnitude atual atinge -4. Depois do Sol e da Lua, Venus é o astro mais brilhante do firmamento. Ao seu lado o planeta Júpiter, o maior do sistema solar, também brilha muito forte com magnitude negativa de 1.6.


Mais perto a cada dia
Até sexta-feira, 28/11, os dois astros dominavam o céu do quadrante oeste. A cada dia se aproximavam mais entre si e os mais desavisados poderiam até imaginar que iriam se chocar. No dia 29 a distância visual entre os dois planetas atingiu seu ponto mínimo, estimado em três graus de separação. Essa distância era tão pequena que se podia encobri-los apenas com o polegar estendido. Abaixo deles, bem próximo ao horizonte, a Lua ainda tímida encenava uma aproximação. Ao redor do mundo milhares de cliques foram ouvidos e testemunharam um espetáculo raro, de encher os olhos!

Continua após a publicidade



O espetáculo
A Terra e a Lua se movem e apesar do espetáculo do final de semana ter sido memorável, o melhor do show acontece nesta noite. A Lua, ainda mais iluminada e mais alta no céu rouba a cena e acompanhada de Vênus e Júpiter forma a mais bela tríplice conjunção astral do ano.

Nosso satélite, em fase crescente, estará 15% iluminado e os planetas estarão tão perto dele que bastará o polegar estendido para tapar toda a visão do conjunto. No céu, os três formarão um triângulo isóscele com um astro em cada vértice. O show da tríplice conjunção poderá ser visto de qualquer parte do mundo, por isso não serão poucos os cliques que serão disparados contra o céu!


O show não pode parar!
Se você olhar o trio de astros através de binóculo, luneta ou telescópio repare ao redor da Lua. Apesar dela estar na fase crescente você conseguirá perceber uma imagem tênue de todo o disco, quase apagado. Esse fenômeno é chamado de "Brilho de Vinci" e foi explicado pela primeira vez pelo gênio Leonardo da Vinci: os raios de Sol atingem a Terra e são refletidos contra a superfície escura da Lua, produzindo uma tênue luz que ilumina fracamente o terreno, permitindo ver todo o disco lunar.

É isso. As dicas estão dadas. Procure um local adequado e chame os amigos. Faça observações e capriche nas fotos. A natureza colaborou e você não poderá perder essa chance. Bons céus!


Foto: Cena registrada por Mateus Zitelli, da cidade de Tatuí, interior de São Paulo. Na composição a lua aparece ainda tímida próxima ao horizonte. Acima, Vênus aparece bem brilhante enquanto Júpiter, ao seu lado, brilha menos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -