Quinta-feira, 24 jan 2008 - 08h11

Hubble capta imagens de nuvens vermelhas de tempestades em Júpiter

Imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble, divulgadas pela Nasa, a agência espacial americana, revelaram um longo rastro de nuvens vermelhas, resultado de enormes tempestades no hemisfério norte de Júpiter.

As tempestades ocorreram em março passado e foram divulgadas pela agência de notícias EFE nesta quarta-feira. As imagens, captadas pelo telescópio Hubble mostram o momento em que as tempestades têm início e a forma como elas se expandem, ocupando uma área de mais de 2 mil quilômetros em menos de 24 horas.

O espanhol Agustín Sánchez-Lavega, líder da equipe de cientistas responsável pela observação, afirma que as imagens apontam para novas pistas sobre os "mistérios que ocorrem sob as nuvens do Júpter".

As tempestades ocorreram na zona onde existe a corrente de vento mais intensa do planeta, conhecida como "jet streams" pelos cientistas. As tempestades se movem na velocidade máxima dessas correntes, cerca de 600 km/h, e produzem um rastro de redemoinhos com nuvens avermelhadas, formadas por um composto ainda não identificado pelos pesquisadores.

"O estudo da atmosfera de Júpiter, que é dez vezes maior que a Terra e possui um sistema de fortes correntes de vento e pode servir para adquirirmos um conhecimento muito maior dos processos terrestres", explica Sánchez-Lavega.

O resultado do trabalho realizado pela equipe de pesquisadores será publicado na próxima edição da revista Nature.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy