Procure no Apolo11
Terça-feira, 1 nov 2005 - 06h23

Hubble descobre terceira lua de Plutão

O telescópio espacial Hubble identificou três luas em torno de Plutão, informou nesta segunda-feira Alan Stern, astrônomo do Instituto de Pesquisas Southwest dos Estados Unidos. Inicialmente, achava-se que Plutão, visto na imagem abaixo, só tinha uma lua, Caronte.

Os dois satélites naturais foram descobertos em maio, quando os astrônomos confirmaram a existência de dois corpos que giravam regularmente em torno do pequeno planeta, o mais distante do sistema solar, em órbitas quase circulares.

Por enquanto, essas luas estão sendo chamadas de P1 e P2, mas quando for confirmado que se tratam mesmo de satélites, ambas ganharão nomes mitológicos. A lua até hoje conhecida, Caronte, homenageia o barqueiro dos mortos na mitologia romana. Plutão é o Deus do mundo dos mortos.

Continua após a publicidade


A descoberta das duas luas transforma Plutão no único corpo do cinturão de Kuiper - um anel repleto de escombros rochosos que entra na órbita de Netuno - com mais de uma lua, segundo Hal Weaver, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -