Quarta-feira, 27 jun 2007 - 11h30

IBGE detecta elevação do nível do mar no Brasil

Um estudo preliminar, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, confirma que a elevação do nível do mar, já comprovada em diversas partes do mundo, também começa a ser verificado aqui no Brasil. O estudo mostra que em dois pontos do litoral brasileiro o nível do mar elevou-se entre 2.5 e 37 milímetros ao ano entre dezembro de 2001 e dezembro de 2006. A menor anomalia foi medida em Imbituba, em Santa Catarina e a maior em Macaé, no Rio de janeiro.

De acordo com o estudo, divulgado nesta terça-feira (26), a elevação anormal em Imbituba é provavelmente causada pelo aquecimento global, já que em outros lugares do planeta também foi verificado aumento semelhante.

Esse resultado também confere com o estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a mesma região entre 1997 e 2006, o qual apresentou uma tendência anual de 2,0 mm. Durante esse período, a UFPR efetuou três campanhas – em 1997, 2000 e 2005 – de monitoramento da variação vertical crustal com GPS, obtendo um valor da ordem de -0,8 mm/ano. Se for considerada a influência dessa variação para os registros através de mareógrafo, confirma-se uma tendência de elevação anual de 1,2 mm.

No entanto, a grande elevação verificada em Macaé, da ordem de 37 milímetros, não pode ser justificada unicamente pelo fenômeno do aquecimento global. Segundo o IBGE, é mais provável que esta anomalia esteja associada às características geológicas da estação medidora.

Por ser preliminar, o instituto prefere não tirar conclusões precipitadas e diz ser necessário fazer novas medições na região de Macaé. Até o momento foram levantadas três hipóteses para a medição anormal. A primeira delas relaciona os ventos na região, que poderiam provocar o efeito conhecido como "empilhamento" na água. A segunda hipótese cita o crescimento rápido e caótico da mesma localidade, que provocaria alterações na descarga dos rios que deságuam em Macaé, influenciando o fluxo da água.

No entanto, a hipótese mais aceita pelos cientistas está relacionada às características geológicas da região. Falhas tectônicas próximas à cidade poderiam estar provocando o afundamento da crosta terrestre, interferindo diretamente a medição.


Mareógrafo e GPS
Segundo Luiz Paulo Fortes, diretor de geociências do IBGE, o registro do nível do oceano com um mareógrafo é resultado de duas variáveis. A primeira é o resultado da própria variação do nível do mar e a segunda é o nível do próprio equipamento. Como o mareógrafo está encravado na crosta terrestre, qualquer movimentação tectônica na região do instrumento terá como conseqüência uma alteração na precisão da medição. "No caso de Macaé, a hipótese mais provável é que a crosta esteja afundando naquele ponto. Com isso o registro do nível do mar aumenta", explica Fortes.

Para confirmar a hipótese, o instituto deverá instalar até o final do ano um receptor de sinais de posicionamento global, GPS, que deverá medir com grande precisão a altitude da localização do mareógrafo de Macaé. Com isso, os pesquisadores pretendem conhecer melhor o quanto da elevação do mar em Macaé é efeito provocado por movimentos tectônicos e o quanto está relacionado ao aquecimento global.

O IBGE também possui outras estações medidoras instaladas em Salvador, na Bahia e em Santana, no Amapá, e pretende instalar mais uma em Fortaleza, Ceará. O instituto divulgou apenas os dados de Macaé e de Imbituba por serem as duas estações que possuem séries de registros desde 2001.

Artes: No topo, gráfico mareográfico mostra a elevação do nível do mar na região de Macaé, RJ. Acima, mareógrafo de Macaé.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax