Segunda-feira, 08 dez 2008 - 11h30

ISS: cúpula de vidro vai permitir visão panorâmica do espaço

Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) terão a vista mais privilegiada do Espaço.

Será construída uma janela panorâmica, formada por outras sete janelas menores com 80 cm de largura cada uma, formando uma espécie de cúpula. A nova base observação batizada de “Cupola” será inaugurada em janeiro de 2009.

A Cupola terá 2 m de diâmetro por 1,5 m e altura, permitindo a presença simultânea de dois astronautas em seu interior que poderão comandar as operações da ISS de dentro da cúpula.

Inicialmente, a janela panorâmica foi idealizada pela a agência espacial americana e a empresa Boeing, mas o projeto foi cancelado devido o alto custo. Após um acordo entre a Nasa e a Esa, o projeto foi retomado em 98.

A Cupola contou com a participação de vários parceiros, mas a montagem final foi realizada pela empresa italiana Alenia Spazio.

A janela terá de resistir às grandes variações de temperatura, além de afastar micrometeoros e isolar a radiação cósmica, que possa causar queimaduras nos astronautas.

O aspecto psicológico dos astronautas foi decisivo. Confinados por meses na ISS, o grupo de homens e mulheres necessitam de uma válvula de escape. "Se os astronautas não estiverem de bom humor, uma missão pode tornar-se incontrolável em poucos dias", diz Simonetta Di Pippo, diretor da Agência Espacial Européia (ESA).

Fotos: Concepção artística mostra a janela panorâmica que fará parte da ISS. Crédito: Nasa/ESA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy