Terça-feira, 19 abr 2005 - 19h03
Iceberg B15-A se choca com geleira e muda mapa da Antártida
O iceberg B-15A, de 115 quilômetros, quebrou uma ponta de 5 quilômetros da "língua de gelo" Drygalski, segundo as imagens enviadas pela Envisat, plataforma de observação da Agência Espacial Européia.
Drygalski é grande o bastante para aparecer como permanente nos mapas da Antártica. O iceberg parece não ter sofrido alterações com o choque, que já vinha sendo esperado pelos cientistas. A Agência diz que mais da metade do iceberg ainda vai passar por Drygalski e, por isso, é possível que a língua de gelo ainda sofra novos danos.
O iceberg tem uma área de mais de 2,5 mil quilômetros quadrados, área semelhante à de Luxemburgo. O B-15A é a maior área remanescente de um iceberg ainda maior, o B-15, que se desprendeu da geleira de Ross em março de 2000. O B-15A tinha uma área de 11,6 mil quilômetros quadrados – equivalente à da Jamaica –, mas se quebrou em pedaços menores. Desde então, o B-15A, a maior parte do iceberg original, se moveu em direção à área de McMurdo Sound, onde bloqueou as correntes marinhas e levou a um aumento de gelo no mar. Agora, o verão da Antártica está terminando e as observações diretas ficam limitadas. Por isso, as imagens estão sendo transmitidas pelo radar da plataforma, que consegue atravessar as pesadas nuvens das tempestades polares. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -