Procure no Apolo11
Segunda-feira, 20 nov 2006 - 05h59

Icebergs à deriva na Nova Zelândia intriga pesquisadores

Uma flotilha de aproximadamente 100 icebergs apareceram no litoral sul da Nova Zelândia e desde então vêm sendo estudados por cientistas de diversos países.

O surgimento dos blocos de gelo no litoral daquele país é um fenômeno raro. A primeira vez que icebergs foram vistos a partir da praia foi em 1931 e no ano passado foram vistos novamente, desde 1950.

Um dos icebergs, à deriva ao sul da Nova Zelândia, era visível na quinta-feira a partir da cidade de Dunedon, na Ilha do Sul. Empurrado por ventos e correntes marítimas continua se afastando. Os blocos vêm sendo observados há mais de 1 mês.

De acordo com Paul Augustinus, glaciologista da Universidade de Auckland, é muito cedo para atribuir ao aquecimento global o surgimento dos blocos de gelo. Segundo o cientista, o tempo que os especialistas estão monitorando o fenômeno é muito curto, sendo impossível afirmar qualquer coisa a respeito.

Continua após a publicidade


Mike Williams, oceanógrafo do Intituto Nacional de pesquisas marítimas e atmosféricas, dos EUA, disse que um dos objetivos do sua equipe de pesquisas é determinar onde foi o local de ruptura dos blocos na Antártida.

Segundo o porta-voz da marinha neozelandeza Steve Corbett, o monitoramento dos blocos não está sendo feito assiduamente, já que não há risco iminente para a navegação.


Turismo
Mesmo sem saber exatamente as causas do fenômeno, centenas de turistas têm se deslocado à região da Ilha do Sul para ver os icebergs. Graeme Gale, diretor de uma empresa de turismo local que efetua vôos sobre os blocos, disse que os turistas estão impressionados e pagam até 300 dólares para vê-los quantas vezes for preciso.

Foto: Fotografado pela marinha neozelandeza, um dos maiores pedaços mede mais de 50 metros de lado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -