Procure no Apolo11
sexta-feira, 27 mai 2016 - 10h30

Imagem Histórica: Gus Grissom e a Liberty Bell 7

Feita em 19 de julho de 1961, esta célebre foto mostra um dos mais destacados homens do programa espacial americano, o astronauta Virgil "Gus" Grissom. Na cena, captada momentos antes da segunda tentativa de lançar um homem ao espaço, Gus parece tranqüilo no interior da cápsula Liberty Bell 7, rodeado pelos não menos lendários Walter Scirra e Scott Carpenter, refletidos no espelho preso ao peito de Grisson.

Virgil Gus Grissom

A cápsula Liberty Bell 7 foi lançada com sucesso dois dias depois e levou Grisson a 189 km de altitude e 480 km de distância do local do disparo. Durante o vôo, além dos parâmetros da nave, uma série de instrumentos registrava todas as funções vitais do astronauta e as enviava à Terra.

O vôo de Grissom, assim como o de seu antecessor Alan Sheppard, era do tipo sub-orbital, portanto não completou uma volta ao redor da Terra, mas foi o suficiente para colocar o americano sob ausência de gravidade.

Continua após a publicidade


Durante a descida, a cápsula de Grisson apresentou diversos problemas e afundou no Atlântico, instantes depois de Grisson ser resgatado.

30 anos mais tarde, após 14 anos de trabalho, uma expedição científica financiada pela Discovery Channel localizou a cápsula de Gus a 550 km a sudeste de Cabo Canaveral, a 4500 metros de profundidade. No dia 20 de julho de 1999, quando se comemorava o trigésimo aniversário da chegada do Homem à Lua, a Liberty Bell 7 foi finalmente resgatada do fundo do oceano.

Foto: Crédito: Nasa

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -