Procure no Apolo11
Terça-feira, 26 dez 2006 - 08h08

Imagem de satélite mostra Fitoplânctons na costa argentina

Nesta imagem, feita no dia 18 de dezembro pelo satélite de sensoriamento remoto Aqua, vemos uma grande e densa mancha azul-esverdeada, formada pela florescencia de fitoplânctons ao leste da Patagônia, na Argentina.

Fitoplânctons são minúsculas plantas marinhas que florescem sob águas frias e ricas em nutrientes. A notável coloração é causada pela reflexão da clorofila produzida pelos organismos, que assim como as plantas terrestres, usam o processo de fotossíntese para criar carboidratos a partir de dióxido de carbono e água.

No caso desta imagem, a corrente das Malvinas, vinda do Sul, se desloca para o norte e encontra a Corrente do Brasil, que se movimenta ao longo da costa leste da América do Sul. A região onde as correntes se encontram é grande, mas varia de tamanho e localização. Dentro dessa zona, o choque entre as correntes frias e quentes agita ainda mais as águas do oceano, fazendo com que as águas frias e profundas, ricas em nutrientes venham, à superfície. Essa água age como um fertilizante, necessário ao crescimento das plantas. A elevação das temperaturas da água do mar, verificada nas últimas décadas, vem provocando uma diminuição considerável na quantidade desses microorganismos.

Continua após a publicidade


Repare no canto superior da imagem parte da costa Argentina, mais precisamente a região de Baía Blanca

Foto: Cortesia de Jeff Schmaltz, MODIS Rapid Response Team, NASA Goddard Space Flight Center.
Clique aqui
para ver a imagem ampliada

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Quinta-feira, 7 dez 2023 - 10h10


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023

"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, nada serei" - 1 Coríntios 13,1 -