Sexta-feira, 25 mar 2005 - 09h03

Imagem de satélite mostra capital do Quirguistão um dia antes de levante popular

Em um dia de desdobramentos acelerados no Quirguistão, ex-república soviética, manifestantes de oposição assumiram o controle da capital do país, Bishkek, depois de semanas de protesto contra o resultado de eleições.

Os manifestantes assumiram o controle do palácio presidencial - que também é a sede do governo - e da rede de TV estatal em Bishkek, depois que milhares de pessoas tomaram as ruas da capital, Bishkek, para pedir a renúncia do presidente Askar Akayev, que controla o país desde 28 de outubro de 1990.

A imagem acima, feita pelo satélite de altíssima resolução QuickBird, no dia 23 de março de 2005, mostra a capital do país, Bichkek, um dia antes do levante popular que derrubou o presidente Askar Akayev.
Cortesia: Digital Globe (clique na foto para ampliar)

Conheça o Quirguistão
O Quirguistão é quase totalmente montanhoso e sujeito a graves terremotos. O país fica na junção de dois grandes sistemas montanhosos da Ásia Central, o Tien Shan e o Pamir, que compreendem uma série de cadeias de montanhas, que vão do leste para o oeste. Mais da metade do território da república situa-se numa elevação de aproximadamente 2.500 metros (cerca de 8.202 pés). Geleiras e neves perpétuas abrangem mais de 3% do total do território.

Mais da metade do país é banhada pelo Naryn e outros afluentes do Syr Darya. Numerosos rios pequenos ou médios correm no norte do Quirguistão, dissipando-se nos desertos e semidesertos do Cazaquistão meridional. Lago Ysyk, o maior dos muitos lagos do Quirguistão e o quarto mais profundo do mundo, localiza-se a cerca de 1,6 km (aproximadamente 1 mi) acima do nível do mar.

O Quirguistão apresenta um clima continental, com grandes variações locais. A temperatura média diária nos vales é de 25° a 27°C (77° a 81°F) em julho e -4°C (25°F) em janeiro. A temperatura é muito mais fria nas áreas mais altas.

Durante a década de 1980, o Quirguistão tornou-se um dos poucos países do mundo a aumentar suas reservas florestais. Contudo, a poluição da água é considerada um problema sério, já que doenças veiculadas pela água causam cerca de 1.500 mortes por ano. A irrigação excessiva das extensas plantações de algodão provocou um aumento na salinidade do solo, mas espera-se a redução deste problema à medida em que o país abandone a monocultura do algodão e diversifique sua agricultura.


Conheças as estatíticas do país

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel