Quarta-feira, 17 nov 2010 - 09h57

Imagem em alta definição revela cone de vulcão no Planeta Vermelho

Quem está acostumado a ver imagens da superfície de Marte nos tradicionais tons avermelhados pode se surpreender com essa belíssima imagem, que mostra um pequeno cone ao lado de um dos maiores vulcões do planeta. Num primeiro momento parece que estamos vendo a Terra, tamanha semelhança com nossas paisagens.

Cone vulcânico em Marte
Clique para ampliar

A imagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) é datada de maio de 2007 e revela algumas camadas de rocha dura que compõem o cone, mas apesar da aparência a maior parte é composta de material relativamente macio. Segundo os cientistas, este parece um exemplo de um cone composto por pedaços de lava lançados durante uma pequena erupção vulcânica.

Normalmente, as erupções produzem lava derretida. Esse material pode ter sido resfriado entre a pilha de pedras soltas misturada à lava, resultando no aspecto rochoso da imagem. O inverno em Marte é extremamente rigoroso e a temperatura pode atingir -142°C.

O cone tem aproximadamente 700 x 1.100 metros, um tamanho semelhante a muitos cones vulcânicos na Terra.

Marte possui alguns dos vulcões mais altos do Sistema Solar, porém sem apresentar atividade há milênios. O grande destaque é o Monte Olimpo, o maior de todos. Seu diâmetro alcança 620 quilômetros e sua altura atinge 25 quilômetros.


Legenda: A imagem em alta definição revela o centro de um pequeno cone ao lado um de um dos grandes vulcões de Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Universidade do Arizona.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy