Segunda-feira, 15 out 2018 - 09h10
Por Rogério Leite
Recentemente, a agência espacial americana divulgou uma belíssima imagem comparativa, em que retrata o pôr do Sol visto de dois mundos diferentes: da Terra e de Marte. E as diferenças não são poucas!
Clique para ampliar Para que a comparação pudesse ser feita adequadamente, as duas imagens foram redimensionadas para que apresentassem as mesmas dimensões angulares. No caso da cena marciana, a foto recebeu tratamento de modo que as cores fossem às mais fiéis possíveis daquela que seria vista por uma pessoa que estivesse em Marte. A primeira diferença que se percebe é o tamanho do Sol, que parece ligeiramente menor quando visto de Marte. Isso é perfeitamente compreendido, uma vez o Planeta Vermelho fica cerca de 50% mais distante do Sol do que a Terra.
No entanto, o que salta à vista realmente é a diferença de cores. Enquanto o pôr do Sol terrestre é alaranjado, quase vermelho, em Marte o poente é praticamente azul. A razão desse matiz ainda não é perfeitamente conhecida, mas tudo indica que seja devido ao espalhamento da luz solar por partículas presentes na atmosfera ou pela poeira marciana em suspensão, que absorveria quase todo o espectro eletromagnético visível, com exceção dos comprimentos de onda próximos ao azul. A análise dos elementos químicos presentes na atmosfera marciana é um dos objetivos das missões robóticas em andamento no planeta, principalmente do Jipe-Robô Curiosity, que fez essa foto em abril de 2015, a partir da cratera Gale.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -