Procure no Apolo11
Quinta-feira, 20 ago 2009 - 09h40

Imagens comparam crateras de impacto na Terra e na Lua

Mesmo que sejam bastante grandes e consigam sobreviver ao forte calor da reentrada na atmosfera, invariavelmente os meteoritos são destruídos pelo choque, dando origem às chamadas crateras de impacto. Na Terra, essas marcas são praticamente varridas com o passar do tempo, mas na Lua as crateras são praticamente eternas.


Clique para ampliar

Em nosso planeta, diversos fatores são os responsáveis pelo desaparecimento das marcas do impacto, entre eles a ação dos ventos, da água e vegetação e com raras exceções, até mesmo as crateras de grande porte são destruídas pelo movimento das placas tectônicas. Na Lua, os únicos agentes que podem modificar as crateras são o vento solar e impactos posteriores, por isso uma cratera considerada ainda jovem pode ter centenas de milhões de anos.

As imagens mostradas comparam duas crateras consideradas jovens, localizadas na Lua e na Terra. Ambas têm resolução de 2 metros por pixel e recebem iluminação oblíqua vinda da direita.

Continua após a publicidade



Cratera Lunar
Na Lua, as raias brilhantes ao redor da cratera Tsander indicam que o impacto é relativamente recente e ocorreu a menos de 500 milhões de anos. Os cientistas sabem disso porque o material ejetado após o choque escurece com o tempo e neste caso o material ainda é bastante claro. A cena também mostra os seixos formados pelo pó lunar comprimido salpicando o fundo da cratera. A imagem foi obtida pela câmera LROC a bordo da sonda LRO em órbita da Lua desde 23 de junho de 2009.


Clique para ampliar


Cratera Terrestre
Por outro lado, a cratera terrestre conhecida como Cratera do Meteoro tem apenas 50 mil anos e os sinais da erosão são facilmente perceptíveis, apesar de extremamente bem preservada. A cratera se localiza no platô do Colorado, nos EUA, e foi formada pelo impacto de um asteroide de 46 metros de diâmetro composto principalmente de níquel e ferro, que se fundiram e vaporizaram com o choque.

Inicialmente, a colisão formou uma cratera de 1200 metros de diâmetro por 210 metros de profundidade, mas a constante erosão preencheu parcialmente o local, reduzindo sua profundidade a menos de 150 metros. Camadas de calcário e arenito expostos são claramente visíveis ligeiramente abaixo da borda e foram escavados pelo violento choque.

Origem da Lua
Os impactos têm moldado a Terra e a Lua desde o início do Sistema Solar. Ao que tudo indica, a Lua se formou quando um planeta ainda em formação com aproximadamente o tamanho de Marte se chocou com a Terra há 4.5 bilhões de anos. A cataclísmica colisão espalhou material dos dois objetos ao redor da órbita da Terra, que lentamente se juntaram e deram origem à Lua.

Ainda hoje, tanto a Terra como a Lua sofrem com o bombardeio de objetos. Diariamente a Terra é atingida por micro meteoritos, mas objetos de grande porte são menos frequentes quando comparado à época do início do Sistema Solar. Estima-se que asteroides com 50 metros de diâmetro, similares ao que produziu a Cratera do Meteoro atinjam a Terra a cada 1 mil ou 2 mil anos, enquanto objetos com mais de 1000 metros só o façam a cada 100 mil anos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -