Quinta-feira, 20 ago 2009 - 09h40
Imagens comparam crateras de impacto na Terra e na Lua
Mesmo que sejam bastante grandes e consigam sobreviver ao forte calor da reentrada na atmosfera, invariavelmente os meteoritos são destruídos pelo choque, dando origem às chamadas crateras de impacto. Na Terra, essas marcas são praticamente varridas com o passar do tempo, mas na Lua as crateras são praticamente eternas.
![]() Clique para ampliar Em nosso planeta, diversos fatores são os responsáveis pelo desaparecimento das marcas do impacto, entre eles a ação dos ventos, da água e vegetação e com raras exceções, até mesmo as crateras de grande porte são destruídas pelo movimento das placas tectônicas. Na Lua, os únicos agentes que podem modificar as crateras são o vento solar e impactos posteriores, por isso uma cratera considerada ainda jovem pode ter centenas de milhões de anos. As imagens mostradas comparam duas crateras consideradas jovens, localizadas na Lua e na Terra. Ambas têm resolução de 2 metros por pixel e recebem iluminação oblíqua vinda da direita.
![]() Clique para ampliar
Inicialmente, a colisão formou uma cratera de 1200 metros de diâmetro por 210 metros de profundidade, mas a constante erosão preencheu parcialmente o local, reduzindo sua profundidade a menos de 150 metros. Camadas de calcário e arenito expostos são claramente visíveis ligeiramente abaixo da borda e foram escavados pelo violento choque.
Ainda hoje, tanto a Terra como a Lua sofrem com o bombardeio de objetos. Diariamente a Terra é atingida por micro meteoritos, mas objetos de grande porte são menos frequentes quando comparado à época do início do Sistema Solar. Estima-se que asteroides com 50 metros de diâmetro, similares ao que produziu a Cratera do Meteoro atinjam a Terra a cada 1 mil ou 2 mil anos, enquanto objetos com mais de 1000 metros só o façam a cada 100 mil anos. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax -