Procure no Apolo11
Domingo, 26 nov 2006 - 09h36

Imagens de satélite mostram inundações no Afeganistão

O deserto do oeste do Afeganistão, normalmente árido, ficou praticamente inundado no dia 17 de novembro, depois de ser fortemente castigado pelas violentas chuvas que caem sobre o país. Os temporais provocaram as conhecidas inundações-relâmpago que mataram pelo menos 10 pessoas e deixaram mais de 100 pessoas desaparecidas

Uma primeira avaliação, feita pela Cruz Vermelha e pelo Crescente Vermelho (a Cruz vermelha dos país islâmicos), mostra que pelo menos 100 vilarejos foram destruídos, com centenas de casas submersas.

Estas duas imagens MODIS, de resolução moderada, feitas pelo satélite de sensoriamento TERRA, mostram duas cenas feitas com alguns dias de diferença.

Continua após a publicidade


Na imagem superior, feita no dia 17 de novembro, vemos que o deserto, normalmente captado em cores róseas e douradas, parece tingido por um pálido azul, provocado pela água que transborda dos rios quase sempre secos. Os rio Farah e Khash, além de seus afluentes, praticamente invisíveis nas imagens MODIS diariamente captadas, aparecem tingidos de azul, devido ao grande volume de água que corre pelos seus leitos e transborda para as áreas adjacentes.

Os transbordamentos se extendem para além das áreas mostradas nesta imagem, e outros sinais da inundação são claros quando vistos na imagem maior de alta resolução.

O satélite Terra, e seu irmão gêmeo Aqua, carregam a bordo o instrumento MODIS, (Espectrômetro Imageador de Resolução Moderada), que "enxergam" a Terra em 36 comprimentos de ondas diferentes, que abrangem desde a janela correspondente à luz visível até o infra-vermelho. Isso permite uma profunda análise da superfície do planeta, impossivel de ser alcançado com satélites meteorológicos, que normalmente utilizam 5 sensores.

As imagens mostradas são falsamente colorizadas e para sua obtenção foram utilizados diversos comprimentos de onda diferentes. Isso permite realçar detalhes da superfície que seriam impossíveis de serem vistos somente dentro do espectro visível.

Na cena, os traços de água sobre o deserto aparecem em azul, enquando as nuvens aparecem em azul mais claro. A vegetação esparsa e as áreas descobertas parecem tingidas de marrom-rosado, enquanto as áreas de plantio mais adensadas aparecem em verde escuro.

Quer ver mais imagens como esta? Consulte nosso banco de imagens!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -