Quarta-feira, 8 jun 2005 - 06h43
Imagens de satélites mostram momentos antes e depois do tornado em Indaiatuba
Imagens inéditas, processados pelo Apolo11 nesta quarta-feira, mostram a região de Indaiatuba, a 100 km da capital paulista, em dois momentos distintos.
A primeira delas foi feita às 15h15 (hora local) pelo satélite NOAA-16, aproximadamente duas horas antes do início do fenômeno. Na imagem podemos ver que a cidade estava sob céu encoberto, abaixo das pesadas nuvens da tempestade que se formou sobre a cidade, vista aqui abaixo do círculo vermelho. A segunda imagem foi feita no espectro infravermelho, já que não havia mais luz solar, ao contrário da primeira, feita com forte iluminação.
O aviso foi emitido em boletim especial da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo (RS) na última semana. O meteorologista Eugênio Hackbart, responsável técnico pela informação, explica que a circulação intensa e irregular de ar úmido da Amazônia em direção ao Mato Grosso do Sul, São Paulo e Estados do Sul esperada para este inverno vai favorecer a ocorrência do fenômeno sempre que essas massas tropicais encontrarem frentes frias vindas do Pólo Sul. Os tornados se formam do choque do ar úmido e quente com o ar seco e frio que dá origem a uma espiral de vento com velocidades capazes de arrancar telhas e galhos de árvores, até, nos casos extremos, acima de 420 quilômetros por hora, levantar e arremessar casas e carros a centenas de metros de distância. Hackbart observa que repetem-se em 2005 as condições meteorológicas de 1943 e 1977, quando, após período de longa estiagem, os Estados do Sul, enfrentaram ventanias devastadoras. A diferença é que à época a observação não contava com os equipamentos e nem das informações disponíveis atualmente. Elder Ogliari /AE LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo" - Albert Schweiter -