Procure no Apolo11
Sexta-feira, 4 jan 2019 - 09h30
Por Rogério Leite

Imagens de satélites revelam a dimensão do colapso do vulcão Anak Krakatoa

Imagens de satélites registradas antes e depois do tsunami na Indonésia deixam claro o que causou a onda gigante que ceifou a vida de centenas de pessoas. As cenas mostram a ruptura da ilha, que perdeu dois terços do seu tamanho após a erupção do vulcão.

Imagem de satelite  mostram o antes e o depois da erupcao do vulcao Anak Krakatoa
Imagens de satélites mostram o antes e o depois da erupção do vulcão Anak Krakatoa


O vulcão Anak Krakatoa (ou Anak Krakatau) entrou em erupção no dia 22 de dezembro de 2018, levando ao colapso quase toda a parte ocidental da ilha, formada em decorrência da ejeção do magma ao longo dos anos.

As cenas foram captadas pela rede de satélites Dove e SkySat, operada pela empresa estadunidense Planet Labs, que desenvolve minissatélites de observação da Terra.

Continua após a publicidade


A primeira imagem foi feita no dia 17 de dezembro de 2018 e mostra a ilha vulcânica Anak Krakatoa em sua plenitude. Na cena é possível ver uma coluna de fumaça partindo da caldeira do vulcão, denunciando algum tipo de atividade magmática em seu interior.

A segunda imagem foi feita duas semanas depois, em 30 de dezembro, oito dias após a erupção que levou ao tsunami no estreito de Sunda.

O registro é impressionante e revela que mais de um quarto da ilha desapareceu, deixando no mar de Java uma gigantesca mancha de sedimentos, formada pelos 160 milhões de metros cúbicos de material piroclástico que formavam a ilha vulcão.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -