Quarta-feira, 16 dez 2009 - 10h59
Um gigantesco iceberg de 19 quilômetros de comprimento que seguia em direção à Austrália começou a se partir em centenas de pedaços antes de chegar ao litoral do país. A informação divulgada pelos cientistas confirmou a previsão inicial dos especialistas de que o imenso bloco de gelo iria se romper ao se aproximar da costa australiana.
O iceberg de 140 quilômetros quadrados teve o tamanho reduzido em quase 30% em três dias, segundo o geólogo australiano Neal Young. A parte submersa do bloco de gelo derreteu aos poucos ao encontrar águas mais quentes, entre 6 a 8 graus centígrados, explicou o especialista. Através de imagens de satélite, os estudiosos puderam observar o percursso do iceberg em direção ao litoral sul da Austrália nas últimas semanas. Autoridades do país chegaram a emitir um aviso aos navios que navegam pela região sobre o imenso iceberg, que estava a cerca de 1,7 mil quilômetros ao sul da ilha de Macquarie.
As imagens captadas mostram agora centenas de calotas polares de quilômetros de comprimento, resultado da fragmentação do iceberg, espalhadas ao longo de milhares de quilômetros ao norte do continente antártico. Segundo os cientistas, o iceberg batizado de B17B fazia parte de outro três vezes maior que se desprendeu da costa antártida no ano de 2000, provavelmente da Plataforma de Gelo de Ross.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A vida é muito bonita quando contada ou lida em livros, mas tem um incoveniente: é preciso vivê-la" - Jean Anouihl -