Procure no Apolo11
Quarta-feira, 13 ago 2014 - 11h15
Por Rogério Leite

Implacável, cometa C/2013 A1 Siding Spring ruma contra Marte

Embora o risco de colisão esteja descartado, a aproximação máxima do cometa será extremamente pequena. Para exemplificar melhor esse evento, o Apolo11 preparou uma simulação que mostra como será a passagem do cometa, mas vista da superfície de Marte!

Atualmente, C/2013 A1 Siding Spring está a cerca de 300 milhões de quilômetros do Planeta Vermelho, mas está se aproximando rapidamente.

Em 19 de outubro de 2014 a rocha deverá fazer um verdadeiro rasante na superfície marciana, possivelmente injetando toneladas de material orgânico na alta atmosfera do planeta.

Continua após a publicidade


De acordo com os últimos dados computados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, Siding Spring deverá chegar a apenas 130 mil quilômetros da superfície e as consequências de uma aproximação tão estreita ainda são desconhecidas.

Cometa Siding Spring nascendo em Marte
Clique para ampliar

O vídeo acima mostra, de forma simulada, como será a passagem do cometa no dia da aproximação máxima, vista por um hipotético observador que contempla o nascer do Sol no horizonte marciano. O pequeno objeto que cruza o horizonte durante o surgimento do cometa é a Lua Phobos, que cruza a constelação de Aquário.



Arte: Vídeo mostra a aproximação do cometa C/2013 A1 vista da superfície de Marte. Crédito: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Os liberais podem entender tudo, exceto as pessoas que não os entendem." - Lenny Bruce -