Quarta-feira, 27 jan 2010 - 12h57

Incidência de raios aumenta 40% em dois anos, diz Inpe

As tempestades de verão que estão castigando o Brasil, com graves enchentes e deslizamentos de terra, trazem um outro perigo do céu: a queda de raios. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou um aumento de 40% no número de descargas elétricas entre 2007 e 2009.

Tempestade de raios sobre Santo André
Clique para ampliar

Segundo dados do Inpe, em um único dia caíram seis mil raios no Estado do Rio de Janeiro. Na tarde da última segunda-feira (25), foram registrados mais de 900 raios na região de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

Para meteorologistas o aumento na incidência de raios pode ser resultado do fenômeno La Niña que provoca mais tempestades no país.

A distribuidora de energia elétrica Ampla, contabilizou em dois anos um aumento de 107% na incidência de raios em sua área de concessão, utilizando dados do Sistema Net Raios, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo a Ampla, no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o sul e o noroeste foram os que mais concentraram raios, seguidos pela Baixada Fluminense e a região serrana.

Angra dos Reis que sofreu com chuvas surpreendentes no início de 2010 registrou 6.100 raios entre os dias primeiro e doze de janeiro, mais que o dobro verificado em todo mês de janeiro de 2008.

Tantas descargas elétricas aumentam o risco de morte e os prejuízos com centenas de eletrodomésticos que sofrem pane ou são totalmente danificados. Especialistas reforçam a necessidade de a população procurar abrigo em momentos de tempestades. Locais descampados ou embaixo de árvores devem ser sempre evitados. Em casa, é prudente que os aparelhos que não estiverem em uso sejam retirados da tomada.


Foto: Relâmpago fotografado no dia 10/01/2010 sobre a região do ABC paulista, durante a grande tempestade de raios sobre São Paulo. Crédito: Mauro Losch - Santo André.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel