Terça-feira, 5 nov 2013 - 09h47
Por Rogério Leite

Índia lança com sucesso sua primeira missão ao Planeta Vermelho

Mostrando que tem planos muito mais ambiciosos do que fazer simples sondagens em grandes altitudes, a Índia deu início nesta terça-feira a mais ambiciosa missão espacial do país e lançou ao espaço sua primeira nave em direção ao Planeta Vermelho.

Lançamento da missão Mangalyaan rumo ao Planeta Vermelho
Clique para ampliar

O lançamento da nave Mangalyaan ocorreu exatamente às 07h08 BRT (Horário de Brasília) a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, localizado em Andhra Pradesh, na região sul da índia.

O veículo pesa 1,35 tonelada e carrega cinco instrumentos a bordo. O objetivo da missão será estudar a topografia e a alta atmosfera de Marte em busca de Metano. Antes de atingir seu destino, Mangalyaan orbitará a Terra até 1º de dezembro e só então será disparado definitivamente rumo a Marte, onde deverá chegar em 24 de setembro de 2014, depois de viajar cerca de 400 milhões de quilômetros.

De acordo com o governo indiano, o custo da missão é de 73 milhões de dólares (aproximadamente 160 milhões de reais), consideravelmente mais baixo que outras missões espaciais semelhantes.

Foguete Polar
Clique para ampliar

Mangalyaan é a primeira missão desse tipo realizada por um país em desenvolvimento. Até agora, apenas Rússia, Estados Unidos e a Agência Espacial Europeia, ESA, conseguiram colocar um veículo na orbita de Marte.

"Por si só, orbitar o planeta Marte é um desafio", disse K. Radhakrishnan, presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, ISRO. Segundo ele, outras missões, bem mais ambiciosas já estão programadas.

Apesar de o lançamento rumo a Marte parecer uma surpresa, a Índia já tem bastante experiência no ramo e no ano passado comemorou 50 anos de início das atividades espaciais do país. Em 1975 lançou seu primeiro satélite e em 2008 colocou em orbita da Lua a sonda Chandrayaan, que orbitou nosso satélite por dois anos. Para 2014 está programado o envio da sonda Chandrayaan-2 e tem planos para uma missão tripulada prevista para 2016.


Artes: no topo, lançamento da missão Mangalyaan rumo ao Planeta Vermelho. Na sequência, detalhe do Polar, veículo lançador de satélites da Índia. Créditos: ISRO, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês