Terça-feira, 1 set 2009 - 09h36
A organização de pesquisas espaciais da Índia (ISRO, em inglês) anunciou que perdeu o contato com sua sonda Chandrayaan-1, em órbita a 200 quilômetros da superfície lunar. Desta maneira, o país deu por encerrada a sua primeira missão à Lua.
"Nós não temos contato e tivemos de encerrar a missão", afirmou G. Madhavan Nair, chefe da Isro nesta segunda-feira (31). A sonda não tripulada foi lançada em outubro do ano passado como um grande passo da Índia na exploração espacial.
O prazo da missão era de dois anos e apesar de ter acabado em 11 meses, Madhavan Nair declarou à imprensa que o projeto foi um sucesso com 95% dos objetivos alcançados. "Conseguimos coletar um grande volume de informações, incluindo 70 mil imagens da Lua", declarou o chefe da Isro. A Chandrayaan-1 era movida por um único painel solar gerando cerca de 700 watts. Em Julho, a sonda já começou a apresentar problemas técnicos por causa de um sensor defeituoso. A nave carrega cinco instrumentos de origem indiana e mais outros seis construídos em países como Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Alemanha. O custo da missão foi estimado em US$ 78 milhões.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -