Terça-feira, 1 set 2009 - 09h36

Índia perde contato com sonda e encerra sua missão à Lua

A organização de pesquisas espaciais da Índia (ISRO, em inglês) anunciou que perdeu o contato com sua sonda Chandrayaan-1, em órbita a 200 quilômetros da superfície lunar. Desta maneira, o país deu por encerrada a sua primeira missão à Lua.

"Nós não temos contato e tivemos de encerrar a missão", afirmou G. Madhavan Nair, chefe da Isro nesta segunda-feira (31).

A sonda não tripulada foi lançada em outubro do ano passado como um grande passo da Índia na exploração espacial.

O prazo da missão era de dois anos e apesar de ter acabado em 11 meses, Madhavan Nair declarou à imprensa que o projeto foi um sucesso com 95% dos objetivos alcançados. "Conseguimos coletar um grande volume de informações, incluindo 70 mil imagens da Lua", declarou o chefe da Isro.

A Chandrayaan-1 era movida por um único painel solar gerando cerca de 700 watts. Em Julho, a sonda já começou a apresentar problemas técnicos por causa de um sensor defeituoso.

A nave carrega cinco instrumentos de origem indiana e mais outros seis construídos em países como Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a Alemanha. O custo da missão foi estimado em US$ 78 milhões.


Foto: Sonda Chandrayaan-1 antes de ser lançada em 21 de outubro de 2008. Crédito: ISRO.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la" - Baltasar Gracin