Procure no Apolo11
Segunda-feira, 24 abr 2023 - 10h30
Por Rogério Leite

Intensa tempestade solar atinge a Terra e produz auroras na Europa

Uma poderosa rajada de partículas solares atingiu a Terra na tarde de domingo (23) e desde então está provocando fortes tempestades geomagnéticas que já atingiram o nível G4. Auroras polares se espalharam até a Europa e foram vistas até mesmo no sul da França. Na China, houve avistamentos de auroras vermelhas.

Aurora boreal vista em Landberg hill, Saxony, Alemanha. Crédito: Heiko Ulbricht.
Aurora boreal vista em Landberg hill, Saxony, Alemanha. Crédito: Heiko Ulbricht.

A anomalia geomagnética ainda estava em desenvolvimento na manhã de segunda-feira (24), produzindo auroras observáveis em toda a América do Norte. O fenômeno pode ser visto até mesmo em localidades de latitudes médias como Carolina do Norte, Utah, Colorado, Novo México e Califórnia.

Ao que tudo indica, as auroras na Europa foram das mais intensas já observadas e puderam ser vistas até mesmo em regiões urbanas bem iluminadas. "Eu faço turismo de auroras na região de Tromsø (Noruega), mas nunca sonhei ver auroras na minha cidade natal", disse Thomas Hunger, situado em Berlin, na Alemanha.

Continua após a publicidade


A dinâmica na alta atmosfera fez as auroras se moverem da Europa para as Américas e instantes depois de iluminarem o céu do Velho Continente já eram visíveis até nas montanhas Blue Ridge, na Carolina do Norte.

As partículas magnéticas atingiram a Terra às 14h00 de domingo e foram lançadas ao espaço depois de uma forte emissão de massa coronal ocorrida no sábado, às 12h00 BRT.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather -