Procure no Apolo11
Quarta-feira, 3 out 2012 - 11h03

Internautas registram Estação Espacial e nave ATV-3 sobre o Brasil

Ver as passagens da Estação Espacial Internacional ou do telescópio Hubble são atividades bastante corriqueiras para os amantes do céu noturno. Entretanto, quando as passagens são fotografadas e aparecem acompanhadas de outros satélites, o gostinho pela surpresa é mais que especial.

Estacao_espacial_e_ATV_-3_sobre_o_Brasil

Foi isso o que aconteceu com dois internautas que enviaram suas fotos ao Apolo11. Em ambos os casos o objetivo era simplesmente fotografar a Estação Espacial Internacional, ISS, passando sobre suas cidades, mas devido ao tempo prolongado da exposição e grande abertura do diafragma da câmera acabaram também registrando um segundo objeto ao lado da ISS.

A princípio, nenhum dos dois fotógrafos sabia o que era o segundo traço registrado, mas após alguma pesquisa acabaram descobrindo que se tratava do módulo europeu ATV-3 Edoardo Amaldi, que havia se desacoplado da ISS algumas horas antes.

Continua após a publicidade



Estação espacial e ATV-3 sobre Itanhaém

Estação Espacial Sobre Itanhaém
A primeira imagem foi registrada pela astrofotógrafa e colaboradora do site Painel Global, Meire Ruiz, que realizou uma sequência de quatro fotos da dupla de naves quando passava acima da cidade de Itanhaém, no litoral de São Paulo, no dia 28 de setembro de 2012.

Na imagem de número 2 da série, registrada às 19h45m20s, a ISS aparece como um traço bastante brilhante e ao lado dela o módulo europeu ATV-3 pode ser visto claramente, como um tênue risco praticamente imperceptível no momento da passagem. Na imagem número 3, feita 20 segundos depois, a ISS já aparece mais elevada, mas sem a presença do cargueiro Edoardo Amaldi.

De acordo com o colaborador Everton dos Santos, o ATV-3 não aparece na imagem por estar mais baixo que a ISS após o desacoplamento, portanto sob o cone de sombra da Terra. Outra imagem, feita alguns segundos depois, também não mostra mais a ISS, já encoberta pela sombra do planeta.


Passagem Sobre Jaguariúna
A segunda imagem da dupla passagem foi registrada pelo internauta Carlos Penna, de Jaguariúna, interior de São Paulo.

Estacao_espacial_e_ATV_-3_sobre_Jaguariuna

A cena retrata a mesma passagem, ocorrida no mesmo dia 28 de setembro, mas às 19h54 quando a dupla de naves cruzava a região do Cruzeiro do Sul. O registro foi publicado na seção de fotos do Apolo11 e intrigou o próprio autor. "Será que é algum resto da colisão do Iridium com o Cosmos?", perguntou Penna ao descrever a imagem.


Veja a Estação Espacial
Se você quiser acompanhar as passagens da Estação Espacial Internacional, telescópio Hubble e outros satélites, basta acessar nosso site SatView.org. Ali você encontra horários de passagens para qualquer cidade do Brasil e do mundo, além de informações sobre a possível visualização dos satélites. Para cessar o Satview, é só clicar aqui: SatView.org

Mas atenção. O cargueiro espacial ATV-3 Edoardo Amaldi não está mais orbitando ao lado da ISS. Ele reentrou na atmosfera no dia 2 de outubro, após ser utilizado para levar suprimentos e equipamentos à Estação Espacial Internacional.



Fotos: No topo, dupla de imagens registradas da cidade de Itanhaém, SP, mostram na cena 2 Estação Espacial Internacional e o módulo europeu ATV-3 já desacoplado, orbitando ao lado da ISS. Na cena 3 o módulo já não está mais visível, encoberto pela sombra da Terra. Acima, imagem da mesma passagem vista alguns minutos depois, quando a dupla de naves passava sobre a cidade de Jaguariúna, em São Paulo. Créditos: Meire Ruiz, Carlos Penna, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -