Terça-feira, 7 mar 2017 - 09h41
Por Rogério Leite

Jipe-robô registra o belo e azulado pôr do Sol no Planeta Vermelho

Diferentemente do pôr do Sol terrestre, onde o vermelho predomina com todo o esplendor, em Marte o espetáculo é visto em tons azulados, como revelam as imagens registradas pelo jipe-robô Curiositiy, em atividade no planeta.

Por do Sol em Marte
Por do Sol em Marte: a cor azul é criada pela dispersão da luz nas minúsculas partículas de poeira em suspensão.

A imagem mostrada foi feita com auxílio da MastCam, uma câmera panorâmica localizada no topo do mastro do jipe-robô Curiosity e apresenta o pôr do Sol marciano no dia 15 de abril de 2015.

O efeito de névoa ocorreu após duas tempestades de areia e muita poeira ainda estava em suspensão na alta atmosfera, o que aumentou a dramaticidade da foto.

De acordo com Mark Lemmon, ligado à universidade Texas A&M e responsável pelo planejamento das observações da câmera, a cor azulada ocorre devido ao fato de que a poeira é muito fina e tem o tamanho certo para que o comprimento de onda da luz azul penetre a atmosfera com mais eficiência.

"Quando a luz azul se dispersa na poeira ela fica mais perto da direção do sol do que os outros comprimentos de onda. O resto do céu é amarelo, laranja e vermelho e essas cores se espalham por todo o firmamento em vez de serem absorvidos. Assim, a luz dominante é o azul", explica o cientista.

Vale lembrar que esse tom azulado ocorre nos momentos próximos ao pôr do Sol, já que a luz da estrela penetra a atmosfera de modo rasante e tem o efeito potencializado pela poeira em suspensão. Durante o dia, a coloração da atmosfera marciana tem o aspecto avermelhado, criado pelas mesmas partículas de pó de óxido de ferro em suspensão.

Apesar de parecer apenas um fenômeno óptico-atmosférico curioso, as observações do pôr do Sol do Planeta Vermelho ajudam os cientistas a compreender melhor a distribuição vertical da poeira na atmosfera, contribuindo para uma melhora do entendimento da climatologia marciana.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy