Segunda-feira, 27 jan 2014 - 11h05
Por Rogério Leite

Jipe lunar chinês não responde a comandos e pode estar danificado

O jipe robô chinês Yutu apresentou uma série de anomalias no último fim de semana e ao que tudo indica, não está respondendo corretamente aos comandos enviados. Além disso, uma das câmeras do módulo de pouso também não está operando adequadamente.

Jipe robô chinês na Lua
Clique para ampliar

De acordo com a agência de notícias Xinhua, os problemas começaram logo após o início do segundo período de hibernação, quando o jipe e o módulo de pouso Chang'e-3 são automaticamente desligados durante a noite lunar, quando não há luz para iluminar os painéis solares que geram energia.

Em nota breve, emitida pelo ministério da ciência, tecnologia e defesa da China - SASTIND - as anomalias ocorreram devido a um "complicado ambiente na superfície lunar", sem, no entanto, dar maiores detalhes.


Hibernação
Uma noite na Lua dura 14 dias terrestres e nesse período a temperatura cai a cerca de 180 graus Celsius negativos. De modo a sobreviver, uma série de operações automáticas ocorre um dia antes da hibernação. O painel solar se volta em direção ao lado onde o Sol nasce. Em seguida, o mastro com as câmeras e a antena de alto-ganho se dobra sobre o deck, isolando o interior e as câmeras que são mantidos aquecidos pela ação da unidade de radioisótopos.

Estrelas vista por telescópio na Lua
Clique para ampliar

De acordo com algumas informações não oficiais, alguma coisa nessa sequência parece não ter acontecido da maneira esperada e os passos não foram executados por completo.

Esse é o segundo período de hibernação da missão Chang'e-3. Após o primeiro despertar foram realizados diversos experimentos, entre eles observações telescópicas com câmeras de ultravioleta extremo e observações com detectores de raios-x e infravermelho.

Segundo informações da agência espacial chinesa, os cientistas estão trabalhando para identificar o problema e em seguida enviar comandos que possam resetar o jipe-robô. Além dessa intervenção, o computador de bordo também carrega instruções para resetar automaticamente o sistema após 15 dias sem contato.

É esperar e torcer!



Artes: no topo, jipe lunar chinês Yutu visto pelo módulo de pouso Chang'e-3, em foto de 21 de janeiro de 2014. Acima, observação de 23 estrelas da constelação de Draco feitas pelo telescópio ótico a bordo do módulo de pouso. Créditos: Agência Espacial Chinesa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Amargas são as lágrimas derramadas, mas ainda mais amargas são as que não se derramam" - Provérbio irlandês