Segunda-feira, 27 jan 2014 - 11h05
Por Rogério Leite
Jipe lunar chinês não responde a comandos e pode estar danificado
O jipe robô chinês Yutu apresentou uma série de anomalias no último fim de semana e ao que tudo indica, não está respondendo corretamente aos comandos enviados. Além disso, uma das câmeras do módulo de pouso também não está operando adequadamente.
![]() Clique para ampliar De acordo com a agência de notícias Xinhua, os problemas começaram logo após o início do segundo período de hibernação, quando o jipe e o módulo de pouso Chang'e-3 são automaticamente desligados durante a noite lunar, quando não há luz para iluminar os painéis solares que geram energia. Em nota breve, emitida pelo ministério da ciência, tecnologia e defesa da China - SASTIND - as anomalias ocorreram devido a um "complicado ambiente na superfície lunar", sem, no entanto, dar maiores detalhes.
![]() Clique para ampliar De acordo com algumas informações não oficiais, alguma coisa nessa sequência parece não ter acontecido da maneira esperada e os passos não foram executados por completo. Esse é o segundo período de hibernação da missão Chang'e-3. Após o primeiro despertar foram realizados diversos experimentos, entre eles observações telescópicas com câmeras de ultravioleta extremo e observações com detectores de raios-x e infravermelho. Segundo informações da agência espacial chinesa, os cientistas estão trabalhando para identificar o problema e em seguida enviar comandos que possam resetar o jipe-robô. Além dessa intervenção, o computador de bordo também carrega instruções para resetar automaticamente o sistema após 15 dias sem contato. É esperar e torcer!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A mente é algo maravilhoso. Começa a funcionar assim que você nasce e nunca pára, a não ser quando você levanta para falar em público" - John M. Brown -