Sexta-feira, 25 abr 2008 - 09h11
Julio Verne é acionado e corrige altitude da Estação Espacial
Orbitando a Terra a uma altitude de aproximadamente 340 quilômetros, a Estação Espacial Internacional, ISS, completa uma volta ao redor do nosso planeta a cada 90 minutos e a cada revolução efetuada perde alguns metros em sua altitude nominal. Durante um dia são quase 16 voltas e ao final de cada dia a ISS perde mais altitude.
![]() Diversos são os fatores que fazem com que um satélite em baixa altitude perca altura e o mais importante deles é conhecido como arrasto, fenômeno causado pelo atrito da nave com as partículas de ar ainda existentes nesta região do espaço. Dia após dia este atrito freia o satélite em sua órbita e faz com que sua velocidade caia. Perdendo velocidade o satélite também perde altura e se nada for feito, fatalmente re-entrará na atmosfera e se consumirá em chamas nas altas camadas da atmosfera.
No entanto, nesta madrugada, a tripulação da ISS parece ter sentido um solavanco ligeiramente diferente do habitual. É que pela primeira vez a Estação Espacial estava sendo propelida com os potentes foguetes do cargueiro europeu Julio Verne, que utilizou dois de seus quatro propulsores para elevar em 4.5 quilômetros a estrutura orbital de 280 toneladas. Os foguetes europeus foram disparados exatamente às 01h22 pelo horário de Brasília e segundo o centro de controle da missão, localizado em Toulouse, França, proporcionaram ao conjunto uma velocidade de deslocamento de 2.65 metros por segundo durante 740 segundos. A operação foi comemorada com bastante entusiasmo pelos cientistas da agência espacial européia, ESA, que demonstraram a capacidade do cargueiro de efetuar a operação. "A demonstração de hoje foi um sucesso e mostra que nosso veículo também tem essa capacidade vital. Até hoje somente o cargueiro Progress tinha essa alta potência de re-boost. O ATV Julio Verne é único, pois sua capacidade de combustível disponível permite diversas manobras", disse o diretor paras as missões ATV. Alberto Novelli. ATV é a sigla para Automated Veicular Transfer, uma série de cargueiros espaciais a qual pertence Julio Verne. A manobra de re-boost ocorreu três semanas depois do acoplamento do cargueiro à ISS, ocorrido no dia 3 de abril de 2008. Na ocasião Julio Verne levou à ISS um total de 1150 quilos de carga, entre as quais alimentos, cobertores equipamentos e suprimentos adicionais de água, oxigênio e combustível. Desde o momento do acoplamento Julio Verne permanece anexado à ISS através do módulo russo Zvezda. Arte: Concepção artísitca mostra a operação de re-boost da Estação Espacial Internacional, feita pelo cargueiro europeu Julio Verne. Clique aqui e veja a animação (22 mbytes) Créditos: ESA. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A origem da ação é a falta de fantasia; é a última saída para aqueles que não sabem sonhar." - Oscar Wilde -