Quinta-feira, 03 abr 2008 - 18h22

Julio Verne se acopla à ISS. Veja o Video!

O primeiro cargueiro espacial europeu, Julio Verne, concluiu com sucesso seu acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) hoje às 11h52, horário de Brasília.

A operação ocorreu de maneira automática. Todas as manobras foram feitas sem intervenção humana, nem dos astronautas que estão na ISS, nem da equipe que está em Terra.

"Foi um êxito total. O acoplamento foi muito mais fácil do que os teste que fizemos anteriormente", comemorou o diretor-geral da Agência Espacial Européia (ESA),Jean-Jacques Dordain.

Julio Verne foi lançado pelo foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana Francesa, no dia 9 de março.

Nesta sexta-feira, os três astronautas que estão no interior da ISS vão entrar no Veículo Automático de Transferência (ATV). No sábado, após um processo técnico de conexão e de filtragem do ar, eles começarão a descarregar as sete toneladas de alimentos, combustível, oxigênio e material para experimentos, transportados pelo cargueiro.

Julio Verne também servirá como um espaço suplementar da ISS. O veículo retornará à Terra em seis meses e no caminho de volta levará resíduos da Estação Espacial Internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe