Procure no Apolo11
Quinta-feira, 03 abr 2008 - 18h22

Julio Verne se acopla à ISS. Veja o Video!

O primeiro cargueiro espacial europeu, Julio Verne, concluiu com sucesso seu acoplamento à Estação Espacial Internacional (ISS) hoje às 11h52, horário de Brasília.

A operação ocorreu de maneira automática. Todas as manobras foram feitas sem intervenção humana, nem dos astronautas que estão na ISS, nem da equipe que está em Terra.

Continua após a publicidade


"Foi um êxito total. O acoplamento foi muito mais fácil do que os teste que fizemos anteriormente", comemorou o diretor-geral da Agência Espacial Européia (ESA),Jean-Jacques Dordain.

Julio Verne foi lançado pelo foguete Ariane-5 da base de Kuru, na Guiana Francesa, no dia 9 de março.

Nesta sexta-feira, os três astronautas que estão no interior da ISS vão entrar no Veículo Automático de Transferência (ATV). No sábado, após um processo técnico de conexão e de filtragem do ar, eles começarão a descarregar as sete toneladas de alimentos, combustível, oxigênio e material para experimentos, transportados pelo cargueiro.

Julio Verne também servirá como um espaço suplementar da ISS. O veículo retornará à Terra em seis meses e no caminho de volta levará resíduos da Estação Espacial Internacional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Todo discurso, escrito ou falado, é uma linguagem morta até que encontra um ouvinte desejoso e preparado" - Robert Louis Stevenson -