Procure no Apolo11
Terça-feira, 2 jul 2013 - 08h30
Por Rogério Leite

Lançamento falha e foguete russo explode sobre o Cazaquistão

Um foguete russo do tipo Proton-M provocou uma verdadeira bola de fogo ao se chocar contra o solo nas proximidades da base de lançamento de Baikonur, no Cazaquistão. O artefato carregava três satélites de navegação da série Glonass.

Explosão de foguete russo

O evento ocorreu na noite de segunda-feira (08h38 da manhã de terça-feira no Cazaquistão) alguns instantes após a decolagem, quando uma falha nos sistemas de estabilização não impediu que o foguete se inclinasse perigosamente durante a decolagem.

Normalmente, os desvios de inclinação são corrigidos através de sistemas giroscópicos que têm a função de manter o foguete em sua rota. Quando o desvio é excessivo a ponto de não ser mais possível a compensação, uma ordem é enviada para que o foguete seja destruído. No entanto, não parece ser este o caso.

Continua após a publicidade


O vídeo mostra claramente que o foguete apresentou instabilidades logo nos primeiros segundos depois da decolagem, fazendo o artefato bambolear. Aos 18 segundos de voo o Proton-M tombou completamente no sentido horizontal, tornando impossível qualquer tentativa automática de correção.

Enquanto foguete caia era possível observar algumas labaredas partindo do primeiro estágio, ao mesmo tempo em que a carga útil era ejetada do topo do terceiro estágio. Em seguida, as labaredas tomaram conta de todo o corpo do artefato, que se chocou e explodiu contra o solo.

Os propulsores do Proton-M utilizam uma mistura hipergólica (substâncias que reagem quando entram em contato) altamente tóxica e cancerígena formada por tetróxido de dinitrogenio e dimetilhidrazina assimétrica, responsável pela cor marrom da fumaça observada logo após a explosão.

Ainda não se sabe a causa do acidente, mas a falha na estabilização observada pode ter ocorrido em problemas originados no primeiro estágio, que pode não ter criado o empuxo necessário para propelir o engenho. Sem a força necessária, o foguete perde velocidade e tomba tornando inútil qualquer manobra de correção por parte dos sistemas de estabilização.


Artes: Vídeo mostra a ascensão e explosão do foguete Proton-M logo após a decolagem da base de lançamentos de Baikonur, no Cazaquistão. Crédito: Youtube, Apolo11.com.
roger

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -