Procure no Apolo11
Terça-feira, 16 out 2007 - 10h00

Liberadas as primeiras imagens do mais poderoso satélite não militar

Faça a seguinte experiência: coloque uma caixa de bombons de 50 centímetros no topo de uma montanha e se afaste dela por 750 quilômetros. Utilize um balão com cabine pressurizada e suba pelo menos 30 quilômetros para que o local da montanha possa ser visto no horizonte. Agora aponte para lá um excelente telescópio comercial e tente localizar a caixa de bombons. Por mais que você tente, não vai conseguir vê-la. São diversos os fatores que vão impedi-lo, desde a qualidade das lentes, do tamanho do telescópio e principalmente a capacidade que sua visão tem de distinguir objetos pequenos.

Essa capacidade de poder "separar" objetos pequenos é chamada de resolução e é ela que determina qual o menor objeto que pode ser reconhecido nas imagens de satélites e seu valor é expresso em metros por pixel. Quanto menor esse número, mas detalhes caberão na imagem final. Se um sistema é capaz de "resolver" objetos de 1 metro, diz-se que sua resolução é de 1 metro por pixel. Se o objeto for menor que isso não será visível na imagem.

Para se ter uma idéia, o recém lançado satélite sino-brasileiro Cebers-2b, têm uma capacidade de resolução de 2.5 metros. Dessa forma, o menor objeto que ele é capaz de "resolver" deve ter dimensões maiores que essa. Essa resolução permite que o satélite seja usado principalmente no monitoramento agrícola, ambiental e planejamento urbano, onde os objetos são sempre maiores que isso. No entanto, existem situações em que seria interessante estudar objetos ainda menores, geralmente associados a algum tipo de planejamento.

Continua após a publicidade


E é isso o que pretende o Wordview-1, o mais poderoso satélite comercial em órbita da Terra. De acordo com seus proprietários, seu sistema óptico é capaz de "resolver" objetos a partir de 50 centímetros. Do tamanho de uma caixa de bombons.

O Wordview-1 foi lançado no dia 18 de setembro da base aérea de Vandenberg, nos EUA, e permaneceu por ajustes até o começo desta semana, quando as primeiras imagens foram liberadas. De acordo com Jill Smith, principal executivo da DigitalGlobe, proprietária do satélite, as primeiras imagens demonstram qualidade e informação geoespacial muito superiores as do seu antecessor, o satélite Quickbird, de 65 centímetros de resolução. "Como os sistemas ainda estão sendo calibrados, esperamos qualidade ainda maior para os próximos dias", completou.

A DigitalGlobe é a principal fornecedora das imagens encontradas no software Google Earth, disponibilizadas aqui no Apolo11 através do aplicativo Satmaps.

Segundo a empresa, a órbita do Wordview-1 permite que um determinado local seja imageado 1.7 vezes ao dia, registrando até 750 mil quilômetros quadrados de área a cada 24 horas. Até o final do ano deverá entrar em operação um segundo satélite com a mesma resolução.

Fotos: No topo, as três primeiras imagens divulgadas captadas pelo satélite Wordview-1. No topo, parte da cidade de Houston, no Texas, em cena registrada no dia 2 de outubro de 2007. No centro, vista da cidade japonesa de Yokohama. Observe a torre de TV no canto superior direito. A cena foi captada no último dia 5 de outubro. Acima, a cidade de Adis-Abeba, na África, também vista pelas lentes do Wordview-1 no dia 5 de outubro. Para ver as imagens ampliadas, clique sobre elas.

SatMaps
Veja qualquer local do mundo em imagens de alta resolução!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -