Quinta-feira, 23 fev 2012 - 15h49

Lixo Espacial: restos de foguete Ariane caem sobre o Maranhão

Moradores da cidade de Anapurus, no Maranhão, foram surpreendidos nesta manhã de quarta-feira pela queda de um grande fragmento de um foguete francês do tipo Ariane 44-L. De acordo com os populares, a queda do objeto foi seguida de um forte estrondo.

De acordo com cálculos de decaimento orbital feitos pelo Apolo11-Satview, o fragmento que caiu em Anapurus (28 km de Chapadinha e 275km de São Luís) era o tanque de pressurização de um foguete Ariane H10, objeto com identificação internacional 24770, lançado em 1997. Segundo as testemunhas, a queda ocorreu às 06h00 pelo horário local.


Moradores das cidades próximas ao local da queda ficaram bastante assustados com o evento, que rapidamente se espalhou entre a população. Na queda, diversas árvores ficaram destruídas.


Fotos: No topo, gráfico de reentrada do objeto mostra a órbita do foguete Ariane e a posição do ponto de ruptura. Na sequência, o morador Gilberto Ramos, de Mata Roma, um dos primeiros a chegar ao local e fotografar o objeto. Acima, moradores examinam o objeto. Crédito: Blog Interligado, Internauta Hélio Machado Queiroz e Gilberto Ramos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax